sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Cinema & Afins #145 | Godzilla: O Devorador de Planetas



E essa semana chegou na Netflix a conclusão da trilogia do anime do Godzilla, para quem quiser saber do que se trata, pode ler as resenhas que fizemos dos títulos anteriores aqui: Godzilla: Planeta dos Monstros; Godzilla: Cidade no Limiar da Batalha. Após todos os infortúnios que vimos os personagens passando na guerra contra o monstro gigante, chegamos ao fechamento dessa jornada.


O ultimo filme acabou de maneira bem trágica, a escolha moral de Sasaki no meio da batalha acabou por comprometer a luta e acabar com a melhor chance que eles tiveram de derrubar o monstro, e essas ações acabam tendo uma grande repercussão na nave-mãe, dividindo as lideranças dos bilusaludos, que o consideram um traidor, quanto dos humanos, que veem uma certa honra na ação dele. Enquanto isso na Terra, os atos de Sasaki começam a ser vistos até mesmo como milagrosos, o que só aumenta o culto liderado por Metphies, e como visto nos trailers, conhecemos o deus que eles veneram, outro famoso monstro desse universo, o dragão de três cabeças Guidorah, tendo aqui uma abordagem diferente, sendo venerado como um deus pelos exifs.

Se no filme anterior conhecemos mais dos bilusaludos e sua relação com a tecnologia (comentando atos muito questionáveis pela visão humana), agora conhecemos mais dos exifs e seu culto, que víamos sempre em algumas cenas dos últimos filmes mas aqui possuem maior destaque. Aqui temos uma divisão maior do núcleo que esta na Terra do que esta no espaço, Sasaki está cada vez mais duvidando de sua empreitada, dois grandes ataques contra o monstro se mostraram ineficazes e agora não tem mais nada para usar contra o monstro. Embora Guidorah pareça ser o que eles precisavam para derrotar o Godzilla, o preço a ser pago no final por isso seria grande demais. Aqui entendemos o porque dos exifs ajudar os humanos contra o monstro.

Embora a trama desse seja a quem tem menos combate com o monstro, a história é muito boa, temos a referência de outro famoso monstro da franquia aqui (que já havia sido mostrada no segundo filme, mas foi confirmado agora) e traz um belo desfecho para essa trama, acredito que vá pegar muita gente de surpresa a maneira como ele encerra, mas com tudo o que foi apresentado é um final cabível na trama, aqui nesse terceiro mais do que os outros o drama é mais forte, mas isso em nenhum momento deixa o filme chato, é bom ver um gênero como esse que muitas vezes tem tramas vazias mostrar como uma boa história pode ser contada dentro desse estilo de filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário