terça-feira, 28 de julho de 2015

Explorando Novos Mundos #1 : História x Gráficos

Afinal, o envolvimento dos jogadores com os jogos é fundamentado apenas na evolução dos gráficos?



A evolução dos jogos é indiscutível. Quando um novo jogo é apresentado na E3 ou um trailer é lançado é comum nos encantarmos não só pela história, mas principalmente pelos gráficos. Porém, mesmo babando pela evolução das engines que trazem os jogos cada vez mais perto da vida real, não é apenas a aparência dos personagens e a definição dos ambientes que conta. E por isso, hoje lhes trago a primeira dica gamer do Explorando Novos Mundos : os jogos de RPG Maker.


Interface do RPG Maker XP
RPG Maker é um programa que dá a oportunidade de qualquer um criar e lançar seu próprio jogo ao estilo RPG. Assim, cada escolha que o jogador faz pode guia-lo a um final diferente. Podendo conter batalhas épicas contra monstros ou quebra-cabeças a serem resolvidos, como em um RPG de verdade, o que mais importa nesses jogos são suas histórias que podem variar entre comédias e romances até horror e suspense.
Entre aqueles que desenvolvem e procuram aprender a melhorar seus jogos, muitos acabam deixando a criação de lado e apenas se divertem com os diversos jogos já existentes. Afinal, o que é melhor do que uma boa história a um preço acessível para se passar o tempo? Pois sim, caros leitores, até os mais famosos jogos que são desenvolvidos por profissionais da área são inteiramente grátis.

No entanto, se eles possuem histórias interessantes e não custam nada, por que pouco ouvimos falar sobre eles? A verdade é que muitas pessoas possuem um preconceito sobre esses jogos, por serem simples em questão de gráficos e mecânica, não são todos que se interessam pelas histórias e assim que são mortos pelo primeiro monstro ou se deparam com um quebra-cabeça muito difícil, já desistem de continuar. Alguns também encontram dificuldade ao se depararem com as versões originais dos jogos em japonês ou inglês. Contudo, para aqueles que desejam explorar esses jogos, o blog Zero Corpse publica versões traduzidas dos jogos e o site Centro RPG Maker possui uma área reservada para downloads de traduções e jogos desenvolvidos totalmente em português!
Que tal conhecer alguns deles? Então aqui vão as dicas da semana:



IB:

O jogo conta a história de Ib, uma menina de 9 anos que ao visitar um museu com seus pais se distrai com as pinturas de Guertena  e acaba se vendo sozinha naquele museu. Porém ao procurar seus pais encontra uma passagem para o mundo do artista onde as esculturas e pinturas que ele criou não são meras exposições, mas criam vida!
Os cenários são interessantes, a história se torna envolvente e a trilha sonora é encantadora! Se você é do tipo que realmente entra no personagem, vai adorar!





Mogeko Castle:

Você é Yonaka Kurai, uma menina comum que está voltando da escola de trem, ansiosa por esse ser o dia em que seu irmão voltará para casa. Porém, quando acorda de um cochilo você descobre que o trem te levou para outro lugar e agora você terá de sobreviver para tentar voltar para casa.
Os finais podem te deixar confuso, o que deu origem a diversas teorias, porém os personagens são cativantes e os mogekos com sua loucura são muito divertidos!





The Witch’s House:

Em uma floresta, a pequena Viola entra na mansão de uma suposta bruxa. Demora pouco tempo para ela perceber seu erro. Em um lugar misterioso onde tudo parece estar mudando constantemente você deve guiar Viola para fora da mansão da bruxa com cautela, pois os inúmeros perigos te rondam em cada canto.
Esse é um clássico por seus puzzles e principalmente pelas mortes. Por não possuir muitos diálogos, a história é descoberta através dos diários da bruxa que estão espalhados pela casa. Não dando spoilers, mas o final é marcante.



Também existem muitos outros bons jogos para pc como Misao, To The Moon,The Crooked Man ,The Gray Garden,The Sandman, Yume Nikki,  Prisioneiro Sem Cabeça, Re;member, Mad Father ... Podendo citar também Corpse Party  -Rebuilt- , um remake do Corpse Party original em japonês que foi adaptado ao RPG Tkool XP com melhoras de gráfico e mecânica para o pc. E para aqueles que preferem o mobile o jogo Hide And Seek possui uma jogablidade parecida com The Witch’s House e uma história interessante!

Os jogos desse estilo RPG são verdadeiramente um mundo que ainda devemos descobrir. Não só pelos jogos, ele é rico em cultura pelas músicas e artes feitas pelos fãs, os quadrinhos, os mangás e os cosplays! Que tal explorar mais esse mundo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário