Jogos de sobrevivência costumam ser o favorito de muita gente, o desafio de estar num lugar hostil e ter que se virar lá com quase nada no inicio, ir aprendendo os perigos que te cercam, existem vários jogos neste estilo, mas o que vou falar hoje é de um dos mais cruéis desse gênero, Frostpunk, da 11 Bits, então peguem seus agasalhos e se preparam, pois aqui o inverno já chegou.
Lançado esse ano, mas já fezendo um sucesso absurdo, recebendo vários prêmios, dentre eles o de Melhor Jogo na BIG desse ano, a desenvolvedora, 11 Bits, já possui vários outros jogos famosos lançados como o divertido Beat Cop (que você pode ler a respeito AQUI) e o tenso This War of Mine, outro jogo de sobrevivência, mas que te coloca no lugar de civis numa zona de guerra. Em Frostpunk nós estamos na última cidade da Terra, que esta coberta de neve, sob um inverno inclemente, e cabe a nós manter essa cidade viva, custe o que custar. Para manter a cidade aquecida, no centro dela temos um enorme fornalha, que mantém a cidade quente, mas que exige carvão para se manter ligada. E além do aquecimento temos que suprir as necessidades dos cidadãos, como comida, abrigo, cuidados médicos e etc, fazendo com que você tenha que mandar seus trabalhadores enfrentarem o inverno inclemente para conseguir essas provisões.
Um dos slogans do jogo é "A cidade precisa sobreviver" e para isso muitas vezes temos que tomar decisões difíceis, ai entra o Book of Law, que são novas leis que você pode colocar na cidade, nenhuma delas é 100% boa ou ruim, cada uma delas vai ter seus benefícios e malefícios, cabendo somente a você decidir o que fazer diante da situação, como por exemplo, mandar as crianças para um orfanato, podendo a longo prazo dar estudo a elas e faze-las tornar-se engenheiros, ou manda-las trabalhar junto dos adultos, mas correndo muito mais riscos que os trabalhadores padrões, por serem inexperientes. Esse é apenas um dos exemplos das decisões que temos que tomar ao longo do jogo, outras que envolvem alimentação, saúde, habitação vão moldando a cidade, é difícil não perder as pessoas, e uma coisa interessante é que cada cidadão ali tem um nome, idade, então você sabe quem morreu, não foi um personagem genérico qualquer, as vezes e uma criança, um trabalhador, uma dona de casa. Mas é possível trazer mais pessoas para a cidade, resgatando caravanas que estão perdidas nas vastidões gélidas.
O jogo também possui um sistema de upgrades, que ajudam a melhorar sua vida ao longo do tempo, mas custando os recursos que você vai coletando com seus trabalhadores, então, use com atenção, as vezes o mal uso disso pode fazer com que você enfrente muitas dificuldades mais à frente. O clima ao redor também influência muito, tem dias mais quentes, permitindo até que você não precise manter a fornalha ligada por tanto tempo, agora outros são tão cruéis que exige que você tenha um grande estoque de carvão, para manter a cidade aquecida e ninguém morra de frio em casa. Mesmo sendo um jogo de sobrevivência, ele ainda não possui um modo sandbox infinito, mas o modo historia dele já é um desafio grande o suficiente.
Frostpunk é um jogo divertido e cruel ao mesmo tempo, para os fãs de sobrevivência, tem um desafio à altura, os novatos podem ter muita dificuldade para se acostumar ao jogo, o tutorial vai te acompanhando ao longo do jogo, e se torna seu melhor amigo nas primeiras tentativas de jogatina. Você vai errar muito, perder muita gente ateé entender o que fazer, não existe um jeito certo de se jogar, você vai moldando a cidade a sua maneira, seja com decisões mais passíveis ou cruéis, a cidade precisa sobreviver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário