segunda-feira, 7 de maio de 2018

Cinema & Afins #115 | Batman - Gotham by Gaslight



Há alguns dias atrás, tivemos um texto aqui no site sobre uma animação do Batman onde o mesmo era transportado para o Japão feudal. Hoje, entretanto, vamos falar da animação que transporta o Homem Morcego para a uma Gotham vitoriana, porém ao invés de temos heróis saindo do presente para o passado, podemos assistir toda uma mitologia estabelecida recriada para a época em questão, com roteiro de Mike Mignola e direção de Sam Liu.

Gotham, na virada do século, é um lugar sujo e gótico - com o perdão da palavra - e está passando por um período de descobertas, principalmente na área industrial, algo como a revolução industrial como conhecemos, inclusive o visual lembra uma Londres da mesma época e obras como Sherlock Holmes, alguns contos de Edgar Allan Poe, Penny Dreadful, entre outros. 

E é neste cenário que vemos Batman e o comissário de polícia James Gordon perseguirem o macabro Jack, O Estripador, uma figura misteriosa que vaga pelas ruelas escuras de Gotham assassinando prostitutas, dançarinas e qualquer mulher que ele encontre durante a noite.



O mais interessante nesta história em particular é como todo o universo do Batman foi recriado para se encaixar com esta Gotham. A cidade consegue ser um lugar mais horrível e desconfortável, se tornando assim mais sombria. E para aqueles que conhecem muito bem os personagens já estabelecidos que sempre acompanham as histórias do Homem Morcego é interessante reconhecer nomes e encontra-los em meio a este "novo" universo. É uma excelente releitura, tudo parece se conversar muito bem. Os personagens tradicionais e modernos casam perfeitamente com a época proposta.



Por toda via, o tema principal da trama é o embate entre Batman e serial killer Jack, O Estripador. Por um momento há uma estranheza, pois ainda sem focar-se no mistério de quem seria o assassino, que sempre aparece de lenço no rosto ou usando uma máscara macabra é que em seu primeiro enfrentamento contra o Batman, ele se mostra ser alguém bastante hábil em combate corporal. Num primeiro momento isto pode causar um estranhamento, afinal o assassino poderia ser muito mais um desafio mental do que físico para o alter ego de Bruce Wayne, porém a animação que se preocupa em colocar mais personagens da trama dá uma pequena arranhada na superfície para cria um certo mistério a respeito da identidade de Jack, conseguindo enganar de maneira satisfatória e que surpreende na revelação da identidade do assassino, tanto por sua coragem, quanto pelo background apresentado fazer um sentido macabro.

Batman - Gotham by Gaslight é uma releitura muito bem feita, com um visual muito marcante e boas cenas de lutas, com personagens bem construídos na medida do possível. É sem dúvida o casamento perfeito para um novo olhar para o Homem Morcego e, arrisco dizer, algo que eu leria ou assistiria como um universo próprio e expandido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário