É muito bom ver quando histórias folclóricas conseguem ser trazidas para uma mídia mais recente, sendo bem comum ver isso nos jogos, como na franquia God of War, que viajamos por uma Grécia sangrenta junto de Kratos, e agora conhecemos mais da mitologia nórdica com seu novo jogo. Mas a área dos quadrinhos também possuem muitas histórias que nos mostram mitologias, muitas vezes desconhecidas do grande público, numa nova linguagem, e é assim que Espinho Rubro - O Beijo de Glasgow se apresenta, uma Escócia atual, mas cheia ainda de misticismo.
Escrito por David Baillie e desenhado por Meghan Hetrick, na história acompanhamos a viagem de Isla Mackintosh pela Escócia, procurando pistas do desaparecimento de sua irmã. Logo de cara uma coisa que vemos é que Isla é uma artista muito talentosa, mas que possui estranhos poderes, seus desenhos criam vida, e ao longo de sua viagem pela Escócia ela acaba descobrindo o porquê disso. Sua historia acaba cruzando o caminho de Espinho Rubro, antigo deus celta, que estava aprisionado há mais de mil anos, mas que graças aos desenhos de Isla, é libertado, usando de toda a sua lábia para conseguir o que quer, desde a ajuda de Isla até mesmo construir um exército de Barretes Vermelhos. Ao mesmo tempo que vemos o desenrolar da trama, vamos conhecendo algumas lendas e personagens do folclore da Escócia, algumas já conhecidas, mas outras nem tanto, mas ainda assim, é interessante ver as regras da magia nesse mundo, como funciona a divisão entre os dois mundos.
A história que vai se desenrolando ao longo das edições nos mostra uma trama muito maior do que o leitor possa estar imaginado, te pegando de surpresa quando pensa estar entendendo a trama, o que é uma coisa muito boa. Não se trata de uma história de heróis ou vilões, cada um ali tem seus objetivos, e usarão o que for necessário para alcança-los, ainda mais se tratando de deuses. Nenhuma surpresa, afinal estamos falando de um titulo da Vertigo, famoso por seus temas mais adultos e sérios. Para aqueles que já leram títulos como Sandman e Fábulas já sabem o que esperar, seres que muitas vezes surgem em historias infantis recebendo uma nova roupagem, muitas vezes até mesmo mudando a visão que tínhamos sobre aquele personagem.
Ver uma Escócia envolta em misticismo é ótimo, trazer novas mitologias para os dias atuais, ainda mais as mais desconhecidas do grande publico. Quer você seja ou não um fã da Vertigo, leia sem medo, Espinhos Rubros - O Beijo de Glasgow é uma ótima pedida para os fãs de mitologias sendo trazida para os dias atuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário