Existem certas adaptações que muitos dizem que jamais poderiam ser feitas, como diziam de O Senhor dos Anéis, outros histórias que dizem ser muito difíceis de serem adaptadas são as do escritor H.P Lovecraft, com seus seres indescritíveis. É difícil imaginar como eles poderiam trazer isso para as telas, mas o filme Aniquilação nos mostra um caminho para isso.
Por mais que ele lembre o conto A Cor que Caiu do Céu, a história do filme foi adaptada do livro de mesmo nome, do autor Jeff VanderMeer, que embora traga algumas mudanças do livro, a história é basicamente a mesma, acompanhamos a ida de um grupo formado por 5 mulheres, Lena (Natalie Portman), uma bióloga que quer entender o que aconteceu com seu marido, que embarcou nessa missão e voltou totalmente diferente e definhando, Dr Ventress (Jeniffer Jason Leigh) psicologa que monta as equipes que vão investigar o Brilho, Anya Thoresen (Gina Rodriguez) uma paramédica, Tessa Thompson (Josie Radek) uma física e Cass Sheppard (Tuva Novotny), a historia do filme gira em torno do Brilho, uma área em expansão rodeada por uma energia translucida, lá dentro as comunicações param de funcionar e nenhuma das equipes que foram lá voltaram, com exceção da ultima mandada, que após um ano tem o retorno apenas de Kane (Oscar Isaac). Mas vendo que não está nada bem, e querendo descobrir o que aconteceu com seu marido, Lena decide participar da próxima equipe que irá entrar no Brilho.
Assim como os trailers mostram, a fauna e flora dentro do Brilho é totalmente diferente daquilo que estamos habituados, mas as coisas vão além disso, e a cada vez que elas vão entrando mais e mais nessa região, seus efeitos vão se intensificando. Ao mesmo tempo vemos o interrogatório que Lena esta passando, já que vemos no inicio do filme que ela foi a única a sair da área com vida, e pedaços da sua vida com seu marido antes da missão que os separou por um ano. O design dos seres que vivem no brilho ficaram muito bons, principalmente na questão da flora, a fauna no entanto, não nos é mostrada muito, o que é uma pena, pois com as poucas criaturas que vemos já podemos ficar criando varias combinações do que poderiam viver ali.
O filme traz varias questões ao redor do Brilho, algumas até são respondidas ao longo do filme, mas ele deixa muitas incógnitas, talvez pelo fato de ser adaptação do primeiro livro da trilogia, as questões podem ser respondidas nos dois próximos, se decidirem fazer, o que é algo meio difícil de se imaginar, por ter sido um fracasso mas bilheterias, lucrando apenas 11 milhões de dólares.
É sempre legal ver o gênero sci-fi se misturando com terror e Aniquilação nos traz isso, embora deixe com muitas duvidas, é um bom filme, e assim como eu disse, é impossível não ver ele e não lembrar do conto A Cor que Caiu do Céu, e como fã de Lovecraft foi algo que fiquei muito feliz de poder assistir. Mesmo tendo sido um fracasso nas bilheterias, ainda tenho esperança de ver a sequencia, trazendo as respostas que esse filme deixou no ar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário