A Joia da Alma é o primeiro romance para o cenário de Tormenta RPG, após um longo tempo. Quem estreou contando um grande épico na maior ambientação de RPG nacional foi Leonel Caldela, com sua Trilogia Tormenta: O Inimigo do Mundo, O Crânio e o Corvo e o Terceiro Deus. Desta vez a recaiu sobre Karen Soarele (que já havia escrito um conto para o cenário em Crônicas da Tormenta 2) a responsabilidade de mais uma vez trazer uma história da mais pura fantasia fantástica para o continente de Arton.
Joia da Alma possui um enredo inicial simples, clássico se preferir. Ela conta a história de um grupo de aventureiros, sendo o protagonista entre eles, Christian, um guerreiro humano, portador de uma armadura pesada, uma espada e um escudo. Nada poderia ser mais enraizado nas histórias mais básicas de fantasia que isso. É claro que os outros membros do grupo são mais extrapolados e a autora não mede esforços para deixa-los diversificados, seja com suas raças e classes, ou se preferir, "profissões". Temos os guerreiros, o mago, o paladino, o ladino, a clériga... É uma verdadeira história de aço e magia, sem contenção, que tem como objetivo central à busca pelo artefato que dá nome ao livro.
Para os mais aficionados e conhecedores do cenário e/ou dos sistemas de regras que abrangem o Tormenta, não é difícil reconhecer vários pontos já estabelecidos em outras obras, por outros autores ou como a autora transporta muito bem os elementos mecânicos do jogo para sua história sem parecer forçado ou colocado de maneira errada. Porém o livro também serve para aqueles que não conhecem regras e nem o cenário em si, além de possuir uma trama muito boa de fantasia, podendo despertar o interesse dos iniciantes por conhecer mais o mundo de Tormenta.
A escrita de Karen é extremamente leve e fluída e você consegue seguir lendo sem muitas dificuldades com rapidez, pois além disso ela consegue lhe aprofundar mais na história ao dissecar mais seus personagens, com passados marcantes que os fazem serem o que são hoje, conseguindo passar uma mensagem muito boa para os mais atentos. Mas isto é claro, são apenas enfeites e complementos à história que esta regada com tudo que uma boa aventura tem direito: espada, magia, monstros e romance, nos levando ainda a uma ousada jogada de trama da autora, que devo admitir, me surpreendeu (e que pode significar algo mais para os jogadores mais veteranos).
Seja pela ousadia que é tomada em determinado ponto, pelos mistérios do passado ou pelos personagens carismáticos no meio disso tudo, A Joia da Alma é um ótimo livro de fantasia e uma ótima pedida para os fãs do gênero, sejam eles conhecedores ou não do cenário, jogadores de RPG ou não, a jornada de Christian e seu grupo merece ser lida e pode ser adquirida clicando aqui.
Espero que gostem e deem uma chance para livro, até a próxima e não se esqueçam de seguir o blog e curtir nossa página no Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário