Alguns jogos onlines conseguem a proeza de criar historias maravilhosas, e World of Warcraft faz isso como ninguém, ao se expandirem para além dos jogos, os livros e hqs que já foram lançados conseguem trazer muito mais pontos da história do que o próprio jogo nos mostra, muitas das vezes sob a perspectiva de personagens importantes, e é isso que a Alvorada dos Aspectos nos traz, um momento importantíssimo de Azeroth pelos olhos de algumas das criaturas mais antigas deles, os Aspectos Dracônicos, tão presentes em vários momentos do jogo, então venha conhecer a história desses grandiosos seres.
Kalecgos, líder da revoada azul |
O livro começa nos eventos da expansão Cataclysm, famosa por ter sido a expansão que trouxe a renovação dos mapas clássicos, presentes até hoje, é pela presença do dragão Asa da Morte, antigamente conhecido como Neltharion, o Guardião da Terra, que acabou enlouquecendo por conta dos Deuses Antigos. Nesse período os Aspectos ainda eram praticamente deuses sobre a terra, como bem vemos no prólogo, e logo após isso somos levados mais a frente da história, mais ou menos próximo do início de Pandaria, mais precisamente após a destruição de Theramore, onde os Aspectos já estão sem seus poderes, como podemos ver no final de Cataclysm, para quem nunca jogou naquela época e não viu esse momento importante (como eu, por exemplo) consegue sentir como os Aspectos foram afetados pela perda de seus poderes, a enorme depressão que acometeu a todos por conta disso.
Vemos a história pelos olhos de Kalecgos, o líder mais novo dentre os Aspectos, que assumiu o posto de Aspecto da Magia após a morte de Malygos, o líder original da revoada azul. Percebemos que ele esta enfrentando um momento muito difícil, sua revoada dispersa, indo embora da sua casa natal, o Nexus, e a apatia dos outros líderes. No meio de toda esse mar de problemas, Kalecgos encontra um artefato misterioso, que começa a mostrar o passado de seu povo, e pelos olhos do jovem Malygos conhecemos a história deles e de um dos momentos de maior perigo de Azeroth, que foi a guerra contra Galakrond, que até então era conhecido apenas como "O Pai dos Protodracos".
De todos os livros de Warcraft que já li, esse foi o único que notei que exige que você ja conheça um pouco da história do jogo, pois do prológo para o primeiro capitulo não é explicado o que acontece com os Aspectos Dracônicos, uma pessoa que não conheça esse universo pode ficar perdida logo de início, mas após isso a história segue por um caminho mais tranquilo, que tanto o fã de longa data quanto o recém-chegado possa prosseguir sem problemas. O ritmo do livro é bem dinâmico, alternando bastante entre passado e futuro, que mantem a leitura sempre agitada, sem muitos momentos de marasmo ou apatia.
Eu já falei muito sobre livros de wow aqui no blog, e Alvorada dos Aspectos chega mostrando que por mais histórias que tenhamos do jogo, sempre há espaço para trazer algo novo, para criar uma nova história nesse tão rico universo. Se você é fã do jogo é uma ótima pedida, e se não joga, pode ler sem medo, com exceção do começo meio confuso para os mais leigos, a aventura te recompensa após esse início conturbado, e para aqueles que ficaram interessados no livro, podem estar adquirindo aqui (Alvorada dos Aspectos). Boa leitura a todos e nos vemos em Azeroth.
Nenhum comentário:
Postar um comentário