terça-feira, 20 de junho de 2017

Zona Literaria #34 | Nas Montanhas da Loucura


Hoje vou trazer mais um conto do mestre Lovecraft, dessa vez um dos mais famosos deles, após o Chamado de Cthulhu, e também o mais próximo de possivelmente ir para os cinemas, Nas Montanhas da Loucura se passa na Antártida, em que acompanhamos a expedição a uma região totalmente desconhecida do mundo, mas como sempre, alguma coisa deu errado. Mas vamos deixar de enrolação e ir para o que interessa.


Assim como muitos contos de Lovecraft, este também é contado na forma de um relato de uma testemunha do caso, neste caso tentando alertar para que as expedições para aquela região fossem interrompidas, pois os horrores escondidos lá poderiam trazer perigos para toda a humanidade. O relato é feito pelo doutor Willian Dyer, da Universidade Miskatonic (famosa universidade presente em diversos contos do autor), que fez parte da primeira expedição a Antártida. O conto a primeiro momento pode até parecer meio parado no inicio, mas conforme vamos nos aprofundando mais na expedição, e as descobertas vão se tornando mais e mais bizarras e perigosa. A maneira como ele foi escrito para mesmo ter sido por um doutor, o enorme uso de termos técnicos para falar de especies de animais e plantas pode confundir a cabeça de alguém mais alheio a esses assuntos científicos, mas isso não impede em nada na leitura.

Uma curiosidade interessante a respeito do conto, é que ele é um dos mais proximos de vir ao cinema, o proprio diretor Guillermo Del Toro já se mostrou interessado em dirigir o filme (é quem conhece o trabalho de Del Toro já sabe como ele gosta de monstros). E de todos os contos, esse poderia ser facilmente adaptado para a sétima arte, que é algo que os fãs de Lovecraft esperam até hoje, um filme que consiga trazer o terror que as obras do autor conseguem trazer.

E assim como em muitos contos, conhecemos mais das estranhas criaturas que compõem o enorme bestiário lovecraftiano, como os Elder Things e o apavorante Shoggoth. E assim como nas outras histórias, ele nos mostra como conhecemos pouco de nosso próprio planeta (ou até mesmo do universo), e que alguns segredos deveriam continuar ocultos, para o bem de todos. Portanto pegue sua lanterna e seu agasalho e prepare-se para entrar nos cantos escuros da Terra, onde alguns dos piores segredos do planeta está oculto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário