Dragon Ball voltou, isso já não é uma grande e novíssima novidade, agora intitulado Dragon Ball Super (leia mais aqui), porém os fãs nunca deixaram de amar este grande anime e como fãs nunca deixarem de discutir teorias e afins, seja sobre sagas, poderes ou sobre qual seria o melhor personagem. E nestes últimos dias, me vi em um dessas discussões, por sinal, muito interessante: Goku seria um herói ou um vilão?
A maioria das pessoas diria que ele é um herói! Porém o que é um herói? É aquele que derrota o vilão? Sim e não... Ser um herói é bem mais que derrotar o vilão, é se sacrificar se for preciso, seja pelos outros ou simplesmente para derrotar o dito cujo, sem usufruir da glória posterior. É também pensar no próximo antes de si mesmo.
É claro que essa definição é sobre a imagem perfeita do herói: o defensor da justiça, do bem e da ordem. Ao longo dos anos aprendi que heróis realmente interessantes não são perfeitos. Sim, ele pode ser perfeito em suas ações, como dito acima, mas isso não o torna "perfeito" de verdade. Suas ações respeitaram as leis, eles terá piedade de vilões que o leitor/espectador diria que era melhor matar, pois muito provavelmente irá traí-lo no futuro. Mas ele é personificação do bem, e dará uma segunda chance, não jogará sujo e não matará sem necessidade (as vezes nem matará).
Mas por que estou falando isso? Essa introdução serve para entendemos Goku e essa questão de que se ele é um herói ou um vilão.
Já li certa vez que Goku era perfeito e não tinha defeitos. Minto, era dito que ele tinha "medo de injeções", o que é claro, é uma fraqueza imbecil e pouco o afeta. Porém, ao meu ver Goku não é perfeito, ele só é muito forte.
A questão levantada se ele era alguém realmente bom, foi devido ás suas atitudes. Goku é viciado em batalhas, isso todo mundo sabe. Ele sempre quer lutar com o mais forte e superar seus limites, algumas vezes tomando atitudes impensadas para conseguir isso. Também temos o fato de que ele não vê sua família, como uma família mesmo. O afeto que demonstra por Chichi, não é exatamente o de marido para com sua esposa. E muitas vezes ele negligência seus filhos, vezes por querer treinar ao se dar ao trabalho de se importar por algo que façam, vezes por coloca-los ainda crianças para enfrentarem perigos que possivelmente os levariam á morte (Gohan contra Cell e Goten e Trunks contra Majin Boo), isso sem dizer que a figura paterna de Gohan é Piccolo, muito mais vezes que o próprio Goku. Para ajudar, o próprio criador - Akira Toroyama - disse, " não considerem Goku um herói!".
Então isso o faz um vilão?
Não, claro que não. Se ele lutou contra esses seres, eram porque eles foram postos diante de seu caminho, e é claro que ele ficava empolgado por enfrentar alguém forte. Porém, aqui vemos que ele é mais que apenas um lutador com o poder dos deuses com apenas medo de injeções. Goku tem uma personalidade, ele ama lutar e quase sempre isso nubla outras coisas. A necessidade de ficar mais forte o faz esquecer de coisas mais mundanas. Ele ainda se importa com as pessoas, claro, porém talvez ele veja todos como "companheiros", e que ele protegerá de seres mais fortes. Ele pode ser distante de sua família aos olhos de outros, mas isso é como ele é, o tornando mais que apenas um porradeiro ultra poderoso. Faz com que cometa erros e o afasta da perfeição. Pense: ele manda crianças para combates mortais... Mas ele próprio cresceu lutando em combates assim! (e também é um shonnen...) Goku não é perfeito, ele tem mais camadas do que aparenta.
É claro que também há um ponto á se levar em consideração: como ele foi infantilizado em Dragon Ball Super. Suas chances de cometer burrices foram aumentadas nesses novos arcos. É possível fazer um comparativo no arco anterior - a saga do Boo - em suas relações com outros personagens e sua família, mostrando um pouco de mais sensatez e maturidade em diversos aspectos.
Finalizando, Goku é um vilão? Não, porém também não é um herói de contos de fadas, isento de falhas. Ele pode vir a se tornar um vilão? Sim, afinal, ou você morre como herói, ou vive o bastante para se tornar o vilão - mas é claro que esperamos que não.
Espero que tenham curtido o post, não se esqueçam de seguir o blog, acompanhar nossas redes sociais e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário