terça-feira, 6 de setembro de 2016

Zona Literária #23 | Ball Jointed Alice - Uma História de Amor e Morte [+18]



Apesar do título, Ball Jointed Alice é muito mais que amor e morte. É violência, loucura e erotismo, por isso, o livro e essa resenha é desaconselhável para menores de 18 anos.


Frank é um viciado em sexo (não importando o gênero) fugitivo de um sanatório. E sim, ele é nosso protagonista. A história é basicamente como ele se apaixonou por uma garota chamada Alice em seu tempo internado. Uma garota que não conseguia dormir e que se matou com uma tesoura retalhando a garganta. E seus sentimentos por ela eram tão fortes e quase que sobrenaturais, que acabou criando uma boneca que anda e fala, idêntica a Alice original e que pouco a pouco vai apreendendo sobre a humanidade.

A história também nos apresenta a Tay, Shin e Emi, amigos de Frank que fugiram junto com ele do sanatório e que agora surgem com a ideia de voltar ao lugar e matar todos, num ato de vingança pelos horrores que viveram lá. 

A história é regada a cenas de sexos que começam sutis, mas ficam mais explicitas ao longo da trama, reflexões filosóficas do protagonista e cenas psicodélicas a lá Alice no País das Maravilhas, esta última em especial servindo de influência para diversos pontos da história.

Porém o que mais fica em foco na história (seguido do sexo) é a loucura. Em nenhum momento, ninguém se questiona como uma boneca está viva, andando e falando. E muito menos como Frank deu vida a ela. Talvez o leitor (assim como eu) questione isso e talvez comece a questionar também se ele não está imaginando tudo. Bom, quanto a isso e quanto a identidade do protagonista, cabe a você formular sua teoria ao final da história.

Aconselho a ler com bastante atenção cada capítulo, pois alguns personagens possuem plot twists bem interessantes e perturbadores perto do fim e que será necessário para você possa tentar entender toda a trama.

Por fim, este é o primeiro livro da Editora Draco que leio, cuja autoria é de Piscilla Matsumoto, e que  me surpreendeu bastante, tanto por sair da minha zona de conforto, como apresentar uma história perturbadora.

Se você se interessou, vale a pena dar uma conferida no site da Draco, e não se esqueça de seguir o blog se gosta dos posts que trazemos, isso nos ajuda bastante. Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário