Quando você pensar que os quadrinhos não podem mais te impressionar, pense de novo, com uma boa olhada em volta, você pode acabar de surpreendendo com o que encontrar. Nessa última Bienal do Livro que estive (que aliás terá post essa semana sobre ela), no estande da editora Draco, tinha uma hq com o título de Apagão. Confesso que logo de cara não me chamou a atenção, mas após conhecer a sinopse dela acabei me interessando, e comprei uma edição e amei, uma história muito boa, com uma premissa que eu mesmo nunca tinha visto abordada, vamos lá conhecer um pouco dela.
A hq se passa no ano de 2010, em São Paulo, um misterioso blecaute corta a energia de toda a cidade. Mas o que parecia ser apenas ser um simples apagão começou a se tornar um grande problema, pois vários dias se passaram e a energia não voltou, então o caos começou a se instalar pela cidade, com diversas gangues tomando vários setores da metrópole, transformando nossa tão amada (as vezes nem tanto assim) cidade num local sem lei e entregue a violência. No meio de todas essas gangues temos os Macacos Urbanos, que ao contrario das outras, luta para proteger as pessoas, que graças a previsão do Seu Apoema, eles foram treinados em capoeira, skate, le parkour, grafite e diversas técnicas de sobrevivência.
A hq foi criada por Raphael Fernandes, que não é um novato nessa área, trabalhando com quadrinhos há mais de 10 anos, afinal é editor da revista MAD, do blog Contraversão e da linha de quadrinhos da Editora Draco, produzindo roteiros para hqs de terror, policial, fantasia, ficção cientifica e drama. Além de Apagão, o autor possui outras duas hqs autorais lançadas, que são Ditadura no Ar e Ida e Volta. A parte da arte ficou por conta do desenhista Camaleão, famoso pelas capas da revista MAD. É possível notar que a hq bebe referências de diversas pontos, alguns deles podem ser citados: Warriors - os Guerreiros da Noite, Cidade de Deus, Batman - Terra de Ninguém, Akira, Streets of Rage entre
muitos outros.
Se você esta procurando uma nova HQ, fora da Marvel e da DC Comics, ela é uma ótima pedida, pois além de conhecer uma ótima historia, os faz pensar, se isso realmente acontecesse, o que você faria, tentaria manter a ordem, na esperança de que talvez a vida um dia volte a ser como antes, ou se entregaria ao caos e selvageria?
Nenhum comentário:
Postar um comentário