segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Zona Literaria #21 | O Caminho Jedi


Olá pessoal, hoje vou finalizar uma serie de posts que comecei há algum tempo aqui, falando dos manuais lançados do universo Star Wars, e fechando essa lista, vou falar do primeiro livro dessa linha que li, o Caminho do Jedi, que a exemplo dos outros, te trata como uma pessoa que vive naquele universo, com uma escrita de uma forma que te faz sentir parte daquilo, como se realmente fosse fosse um padawan, mas agora vamos ver o que esse livro tem de bom.


Para começar, temos as famosas anotações presentes em todos os manuais, no caso desse livro inúmeros cavaleiros jedis famosos como Yoda, Qui-Gon Jinn, Anakin entre muitos outros, mas também alguns vilões como Dookan e Darth Sidious, mostrando que o livro sobreviveu ao período do Império. Além de toda a historia da Ordem Jedi, passando pelas suas guerras contra os Siths e chegando até os períodos mais atuais, e conhecemos mais sobre a Ordem, que lá não é tudo resumido a cavaleiros jedi ou sabres de luz, como o Conselho de Redesignação, para aqueles que não conseguiram passar nos testes de Padawan, onde eles possuem outros trabalhos para com a Ordem, como serviço agrícola, médico, educação e exploração. Mas mesmo conhecendo esse outro lado da Ordem, ainda assim ele se foca mais nos cavaleiros jedi, onde conhecemos mais a respeito do treinamento, tanto espiritual quanto corporal.

Além disso conhecemos os equipamentos que os jedis tem a sua disposição, desde naves e suas famosas light sabers, que como é mostrado nesse livro não precisa ser necessariamente um sabre (coisa que sempre gerou discussão entre meus amigos), como por exemplo a clava de luz ou o chicote de luz. Além de conhecermos o que realmente um jedi faz, desde de missões diplomáticas até manter a paz no universo, prendendo criminosos. Agora na questão do design do livro, ele não fica devendo em nada para os outros, com um capa dura e um belo acabamento, e as folhas passam uma sensação de um livro antigo, pelo seu tom amarelado e o desgaste lateral das páginas.

Assim como eu falei dos outros, esse livro é uma leitura quase que obrigatória para qualquer fã da série, desde aquele mais hardcore que quer saber mais e mais sobre o universo, desde aquele que descobriu agora, com o episódio VII e quer saber mais sobre tudo o que aconteceu fora dos filmes, vale a pena olhar não só esse, mas todos os manuais de Star Wars, uma leitura rápida e muito informativa.

Se você gostou desse post, de uma olhada nesses também:




Nenhum comentário:

Postar um comentário