Olá leitores, hoje vou falar sobre mais uma grande saga lançada pela Vertigo, mas dessa vez trazendo uma história que considerado até mais pesada, por trazer uma critica ácida a diversos temas que nós vemos hoje, como racismo, religião e nacionalismo, passando até mesmo por machismo e feminismo. Estou falando da HQ Preacher, escrita pelo mestre Garth Ennis e desenhado pelo exímio Steven Dillon, trazendo uma história pela América, com um grupo inusitado em buscar de Deus (não da maneira que todos nos conhecemos), com vários perigos em seu encalço, desde organizações religiosas fanáticas e loucas, até pistoleiros imortais que deixam um rastro de morte e destruição em seu caminho.
A Busca por Deus
O famoso Cara-de-Cu |
Preacher foi lançada em em outubro de 1995 pelo selo Vertigo, para época, a HQ foi revolucionária pelos valores de seus personagens, mesmo para leitores acostumados com quadrinhos maduros como Sandman ou Monstro do Pantano, a história faz uma viagem pela América, e nessa viagem vemos os mais diversos tipos de pessoas, grandes cidades com toda a sua loucura e agitação, com o interior sendo mais calmo (mas nunca por muito tempo). Além dos personagens principais que foram muito bem construídos, com seus passados difíceis até chegarem aonde chegaram. Também temos personagens coadjuvantes marcantes ao longo das sagas, sendo um deles o famoso o Cara-de-Cu, que mesmo não fazendo parte da saga principal, acompanhamos sua história, que cruza com a de Jesse e seu grupo em diversos momentos, e de maneiras que nós nunca esperamos.
Em meio a toda a saga, vemos o amadurecimento dos personagens, alguns mudando de tal forma que quem lê não acredita, que leva a HQ a um desfecho incrível e mesmo para quem esta lendo desde o inicio toma um baque com a última edição. E para aqueles que já leram e gostaram da história, ficaram felizes ao saber que a saga está sendo adaptada para a TV, dirigido por Seth Roger e Evan Goldberg, e está prevista para estrear em 2016 pelo canal AMC.
A Trilha do Pastor
Essas são as seguintes sagas que compõem a saga, podem ler com calma, não trarei grandes spoilers, para não estragar a leitura de ninguém:
O lendário Santo dos Assassinos |
Preacher: A Caminho do Texas (01-07): nessa saga somos apresentados aos protagonistas e alguns dos principais antagonistas da saga, e nela que se inicia a caça por Deus, liderada pelo pastor Jesse Custer, sendo seguindo por sua namorada Tulipa e seu melhor amigo Cassady, e no encalço do grupo temos o Santo dos Assassinos, um lendário pistoleiro que foi trazido de volta a vida para matar Jesse e capturar Gênesis, o poderoso ser que fugiu do Paraíso e possuiu o pastor, lhe dando o poder de controlar o livre arbítrio de qualquer ser do universo. E no final dela ainda temos uma pequena aventura do grupo na cidade, quando conhecem um antigo "amigo" de Cassady.
Preacher: Ate o Fim do Mundo (08-17): aqui conhecemos mais do passado de Jesse, de como seus pais se conheceram e das tragédias que aconteceram durante a sua infância e o moldaram no homem que ele é hoje, além disso, somos apresentados ao comandante Star e a organização do Graal, que se tornam o maior obstaculo na busca de Jesse ao longo da saga.
Preacher: Orgulho Americano (18-26): nessa saga temos o primeiro confronto direito de Jesse e seu grupo contra o Graal, e conseguem descobrir os maiores segredos da organização, ao mesmo tempo que Jesse descobre mais sobre Gênesis, de onde ele veio e porque Deus o teme tanto. O final dela somos apresentados ao passado de Jesse, mostrando um homem totalmente diferente daquilo que conhecemos naquele momento.
Preacher: Rumo ao Sul (27-33): nessa curta saga, já temos alguns acontecimentos que levarão a uma das lutas mais emocionantes da saga, nela também descobrimos mais do passado de Cassady, por intermédio de antigos amigos e conhecidos, fazendo-nos criar um segundo olhar sobre o personagem, nela também alguns mistérios do passado de outro personagem importante da história, e aqui mais alguns "amigos" de Cassady se colocam no caminho do grupo.
Preacher: Guerra ao Sol (34-40): a principal saga, depois do Alamo, pois nela temos acontecimentos que mudam totalmente a direção de tudo, traição daqueles que não se espera, massacres no deserto, um ataque com força total do Graal contra Jesse e seu grupo, vemos Santo dos Assassinos no auge de sua fúria e temos o encontro mais esperado da saga, com um desfecho inesperado, para todos os personagens.
Preacher: Salvação (41-50): essa saga foi um período de descanso para todos os personagens, após o final chocante de Guerra ao Sol, temos reencontros emocionantes de Jesse com alguém que todos julgavam que estava morto a muito tempo, nessa história temos um foco no racismo muito forte, contando até mesmo com a participação da Klu Klux Klan. Também nós é mostrado como está o resto do grupo após o termino da saga Guerra ao Sol.
Preacher: Ás Portas do Inferno (51-58): na penúltima saga já vemos o rumo trágico que ela toma, muitas verdades são reveladas, temos o vislumbre do passado de Cassady e vemos quem ele é na verdade, também temos o Graal se movendo para o combate final contra Jesse e seu grupo, e vemos se formando aquilo que resultaria no combate mais impactante da saga.
Preacher: Álamo (59-66): chegamos ao final chocante dessa HQ, aqui todas as rivalidades chegam aos seus limites, Graal faz seus últimos movimentos para pegar Jesse, aqui também vemos a caça por Deus chegando ao fim, de uma forma incrível, que depois da Guerra ao Sol, é a melhor saga de todas as 66 edições.
Para aqueles que procuram uma história madura, com personagens bem construídos, Preacher é a escolha certa, Garth faz uma viagem pelo EUA e parte da Europa, mostrando muitas coisas que vemos no nosso dia-a-dia, fazendo uma critica ácida a tudo isso, brigas de gêneros, preconceitos e religiões, muitas vezes coisas que nós até mesmo pensamos, mas não temos coragem de dizer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário