segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Cinema & Afins #10: O Som que Embala as Grandes Telas - Parte 1


Olá leitores, digam-me, quando se fala em Indiana Jones, o que lhes vem a cabeça? Inúmeras coisas podem vir, como a figura de Harrison Ford, o simbólico chapéu e o chicote dele, mas uma coisa que com certeza todo mundo lembra é a música tema do arqueólogo, e ele é apenas um dos inúmeros filmes que possuem uma trilha sonora marcante, que sobrevivem ao longo das décadas, agradando a todas as gerações, afinal, quem nunca na vida ouviu o tema principal de Star Wars, ou melhor ainda, o tema de Darth Vader, sempre surgindo nos mais diversos lugares. Hoje trarei algumas trilhas sonoras, mas a sua favorita não aparecer não se preocupe, essa é a primeira parte dessa série de posts.

O Som das Estrelas


E difícil escolher por qual começar, com tantas ótimas, mas acho que uma que está mais em evidencia é a de Star Wars, com todo o hype que estamos vendo, uma coisa é certa, veremos algumas das músicas clássicas dos antigos filmes, principalmente da primeira trilogia. A lendária trilogia, conhecida por todos, foi composta por John Willians, já conhecido por ter sido responsável pela trilha sonora de Tubarão de Steven Spielberg. A trilha foi gravada pela Orquestra Sinfônica de Londres, recebendo até o Oscar na época que foi lançada, sendo esse o segundo da carreira de John Willian. Inclusive, ele também está cuidando da trilha sonora do novo filme, o Despertar da Força, então podemos esperar ótimas músicas e quem sabe até mesmo novos clássicos.


Mesmo a nova trilogia sendo muito criticada, tendo muitos furos, em comparação a antiga, e a inclusão de coisas que não agradou aos fãs mais saudosistas (Jar Jar Binks, por exemplo) a trilha sonora é algo que não podemos reclamar, Jonh Willians conseguiu novamente criar músicas que davam o tom certo a cada cena, a cada conversa e a cada combate, tendo como destaque Duel of Fates, o tema de combate da Ameaça Fantasma, na luta entre Obi-Wan e Quin-Gon Jinn contra Darth Maul, que de longe, é uma de minhas músicas favoritas da nova trilogia.


Canções das Tumbas


Como eu disse no inicio desse post, não há quem não se lembre do tema de Indiana Jones, também composta por Jonh Willians, novamente trabalhando em um filme de George Lucas, e dessa vez com a direção de Spielberg, que nos deram uma linda franquia, ainda que o último não tenha alcançado os seus antecessores, ainda assim é um bom. Mas uma coisa é certa, a trilha sonora mostrada a nós durante os três filmes marcou toda uma geração, em conjunto com Star Wars, que já está com fama feita na época do lançamento dos Caçadores da Arca Perdida.




Hinos da Terra Média


Um sucesso de bilheteria e crítica, não há que nunca tenha ouvido falar da trilogia Senhor dos Anéis, mesmo quem não tenha assistido, já ouviu falar em algum momento da vida. Essa maravilhosa trilha sonora foi feita compositor Howard Shore, que também foi responsável pela trilha sonora da trilogia O Hobbit e tamanho foi o sucesso que o primeiro Oscar de Howard veio graças ao seu trabalho no filme A Sociedade do Anel, tendo ganhando um novamente na mesma trilogia, mas dessa vez pelo filme O Retorno do Rei, sendo um da grande coleção de Oscar que o terceiro filme ganhou.


Músicas do Além


Agora indo para um filme um pouco mais cômico, que não lembra do homem de marshmallow gigante, ou do geleia. Estou falando dos Caça-Fantasmas, um filme que marcou a infância de uma porrada de adolescentes e adultos de hoje, todo mundo já ouviu ou até mesmo cantou a canção tema do grupo de caçadores de seres sobrenaturais. Com o seu remake a caminho, vamos esperar uma trilha sonora tão cativante quanto ao seu filme antigo.


Bom gente é isso, aqui trouxe algumas das mais famosas, mas é como eu disse, se a sua favorita não está aqui não se preocupe, pois essa é apenas a primeira parte, ainda tenho muitos filmes para trazer aqui, como Cães de Aluguel, 007, Superman, Batman entre muitos outros, então fiquem atentos, pois logo, logo vão aparecer, então aproveitem, revejam estes filmes, pois eles são muito bons e merecem isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário