sexta-feira, 24 de julho de 2015

Zona Literária #2: Tartarugas Gigantes Sob Mundos Vibrantes


Estamos vivendo numa época para encontrar bons livros, graças as diversas adaptações que estamos tendo, como a enxurrada de livros de jovens guerreiras empunhando arcos, semideuses lutando por Nova York e vampiros brilhando a luz do Sol. Boa parte desses livros ganharam muita notoriedade graças as suas versões para o cinema, mas ainda existem diversas bons livros e autores que nunca tiveram grandes destaques na mídia, e hoje vou tratar sobre um deles, o autor Terry Pratchett, autor da maravilhosa série Discworld.


O Nascimento de A'Tuin


Sir Terry David Jonh Pratchett, nasceu em Beaconsfield, no dia 28 de abril de 1948. Terry sempre foi muito influenciado por J.R.R. Tolkien, por volta dos treze anos, nessa mesma época, ele escreveu e vendeu seu primeiro conto, e com o dinheiro que ele conseguiu ele comprou uma máquina de escrever de segunda mão. Terry sempre gostou de escrever, largando a escola aos 16 anos de idade para trabalhar em um jornal chamado The Buck Free Press. Sua primeira novela humorística publicada foi The Carpet People, em 1971. Passou muitos anos trabalhando em jornalismo e assessoria, e escrevendo em horas vagas, publicando seu primeiro livro, A Cor da Magia, lançado em 1983, o sucesso, foi estrondoso, marcando o início da série Discworld.

Trazendo um humor ácido e muito irônico, as histórias da série Discworld se passam num mundo de fantasia, uma terra em forma de disco, que estão apoiadas nas costas de quatro elefantes, que por sua vez, estão nas costas de uma gigantesca tartaruga chamada A'Tuin que viaja pelo universo. Utilizando como temas em suas histórias as coisas que vemos em nosso cotidiano, vide no livro Direitos Iguais, Rituais Iguais que traz o feminismo, ou Pequenos Deuses, que mostra uma sátira sobre a religião institucionalizada e corrompida, Terry conseguiu fazer uma legião de fãs ao redor do mundo com essas histórias.

Além da série Discworld, outros livros escritos por Terry, podemos destacar Belas Maldições, que foi em conjunto com Neil Gaiman. Outros livros que não fazem parte da série Discworld são: The Dark Side of the Sun, Strata e Nation.

Infelizmente, perdemos esse grande autor esse ano, que veio a falecer no dia 12 de março de 2015, com 66 anos, deixando muitos fãs órfãos ao redor do mundo.

Para aqueles que se interessaram, é possível achar diversos livros dele na Livraria Saraiva e Livraria Cultura, mas o único traduzido até hoje foi o Pequenos Deuses, mas para aqueles que dominam bem o inglês, vai achar diversos títulos do autor no Brasil.

A grandiosa série Discworld

2 comentários:

  1. Eu não entendo como esse autor continua a ser ignorado aqui no Brasil
    Por isso fico contente com essa postagem
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, realmente, ele merecia muito mais reconhecimento por aqui, os livros deles são fantásticos.

    Abraços

    ResponderExcluir