quarta-feira, 15 de julho de 2015

Comics & Cosmics #8: Nós Somos os Mortos Que Caminham!

Mitologia própria e um olhar mais "real".



Uma das séries de maior sucesso na atualidade, é The Walking Dead, e não há como negar. Porém, como alguns sabem, essa série se originou nos quadrinhos, fazendo um sucesso tão grande quanto, ganhando prêmios importantes. Agora entenda um pouco melhor desse universo, que não é o que parece logo de cara.


A primeira coisa a entender sobre The Walking Dead, a partir de agora tratado apenas como TWD, é que não se trata de uma história sobre o apocalipse zumbi, e sim sobre pessoas no apocalipse zumbi. Como cada um irá passar a agir durante este período brutal onde ninguém está mais preso num grande sistema moral e ético. Nenhum individuo estará nas normas impostas pela sociedade.

Os valores a serem seguidos irá depender de cada um e as vezes de seu grupo, e embora pessoas integras tentem permanecer no seu antigo modo de vida, logo perceberão que esta realidade causará mudanças, ou você mata ou você morre.
As questões de sobrevivência são inúmeras, indo desde achar comida e abrigo, até a lutar contra os mortos e contra os vivos.
Quando a única lei que predomina é a do mais forte, assim como sempre foi na natureza, pessoas tendem a ficar mais fortes por necessidade, ou acabam morrendo, quando não acham um grupo no qual se agarrar e que a aceitem.


A história te prende e te faz pensar sobre as ações de cada um. Aquilo é certo ou errado? Porém, o que é certo e errado em um mundo onde essas ideologias se perderam completamente. Agindo como um divisor de águas, conflitos tendem a acontecer com frequência fazendo cada um questionar o que é realmente necessário em cada situação e por vezes o que faria se estivesse no lugar de tal personagem.


Falando da história em si agora, somos apresentados logo no inicio ao policial Rick Grimes, que acorda de um coma e encontra o mundo dominado por zumbis. É interessante ver o personagem se adaptando á toda essa nova situação, escapando de situações desesperadoras, lutando, encontrando amigos e também inimigos. A evolução acontece gradativamente, quando as percepções de Rick vão se adaptando ao novo mundo, quando ele percebe as coisas que agora precisam ser feitas para proteger os seus, sendo que vez ou outra, o leitor se pega perguntado se o ex-policial enlouqueceu.


A saga pode irritar as vezes quando os personagens ainda no começo são pegos por outros sobreviventes por pura inocência, quando está claro o que vai acontecer, porém isso vai se perdendo pelo caminho enquanto eles se acostumam (ou morrem!).


Com uma mitologia própria, TWD mostra zumbis clássicos, lentos e em decomposição e novas atitudes dos sobreviventes. Uma delas é lutar o máximo possível com facas, machados e afins para não fazer barulho e atrair mais Errantes (Walkers no original) e dizer que todas as pessoas estão infectadas pelo vírus misterioso, e basta você morrer para se levantar como um zumbi, entretanto como em tantos lugares, a destruição do cérebro basta para parar o morto vivo.


TWD é uma boa pedida para quem curte ou procura uma mistura de drama com horror, muita violência, tramas dentro de tramas e claro, zumbis!








Nenhum comentário:

Postar um comentário