quarta-feira, 1 de julho de 2015

Comics & Cosmics #6: O Bom Superman e o Mau Superman

A Terra nunca esteve tão desprotegida, em todos os sentidos.


Sempre com suas diversas mudanças desde a década de 1930, Clark Kent, Kal-El ou apenas Superman passou por muitas reviravoltas, várias delas em seus poderes. Antes não podia voar, depois podia. Em certo ponto teve seus poderes elevados de tal maneira que se tornou praticamente invencível, para logo depois ter eles diminuídos novamente. Mas qual Super é melhor: O herói, o vilão ou o anti-herói?

Com poderes aumentados ou não, a base do kriptoniano nos quadrinhos é de uma espécie de deus entre os homens, e isso se deve ao fato que sob a luz de um sol amarelo ele ganha super força, um corpo realmente resistente (resistente a balas de todos os calibres, fogo, explosões e muito mais), capacidade de voo, visão de calor e alguns outros poderes menores.

Com um herói assim é difícil acharmos alguns vilões a altura, embora existam. Mas, apesar disso o escoteiro azul muitas vezes perde por não fazer o que é preciso. Quando Darkside ataca o planeta não há tempo para misericórdia, ou se luta com tudo para derrota-lo ou bilhões de pessoas serão mortas. 

Quem conhece bem a história do alien sabe das extensões de seus poderes e que ele não usa todos eles. Não estou dizendo que ele precisa sair matando a torto e a direito, mas quando se tem um poder assim é necessário tomar decisões.

Superman já foi derrotado pelo Batman, mais de uma vez. Já "morreu" contra Apocalypse e já levou muitas surras de Darkside, Braniac, Lobo e tanto outros. Tá certo, que ele bateu muito também, mas sempre deixa aquela impressão que poderia se fazer mais, e isso vemos a seguir.

Quando vemos Superman entre a Foice e o Martelo, a história onde Kal-El não cai nos EUA e sim na União Soviética, os ideais do personagem mudam completamente e ele está disposto a fazer lavagem cerebral contra qualquer um vá contra sua nova ideologia. Praticamente ninguém o para, mas para. Mas por quanto tempo?

Mas o ápice do mau Superman pode chegar é sua versão em Injustice. Depois de ter matado uma Lois Lane grávida de um filho seu, enquanto estava entorpecido por uma droga do Coringa, o herói enlouquece. Mata o vilão e decide colocar ordem no mundo todo, ou seja, ele vira uma espécie de governante supremo. Seu principal rival é Batman que lidera uma força rebelde contra o tirano. Mas aqui, o Homem Morcego não encontra facilidade em derrotar o antigo amigo, afinal o kriptoniano abandona todos seus valores e assume outros. Ele se torna um imenso idiota ao olhar de muitos, mas ninguém o derrota. Não há facilidades, e o máximo que conseguem fazer durante um tempo é o atrasarem. E quando você pensa que tudo terá um fim, ao ver toda a tropa de lanternas verdes vir intervir algo acontece que deixa o atual vilão mais forte ainda, que de certa forma por mérito próprio.

Por fim, ter um Superman vilão de certa não é uma boa, embora o Batman tenha planos para caso isso aconteça, vemos que quando ele decide fazer o quer, poucos podem impedir. Mas um Superman mais ousado e disposto a fazer o necessário, talvez seja o ideal. Possivelmente iremos ver isso nos atuais quadrinhos da DC, depois de mais um reboot.


Se interessou mais pelo Homem de Aço? Experimente ler algumas dessas histórias: Superman: Red Son e Injustice: Gods Among Us.

E você? Prefere qual Superman? O Bom ou o Mau?


Nenhum comentário:

Postar um comentário