segunda-feira, 29 de junho de 2015

O Bom, O Mau e o Feio #2: Abra-Kadabra-Agamotto



Bem vindos leitores, a mais uma matéria sobre um personagem específico, e hoje vou falar sobre mais um personagem da Marvel que receberá um filme ano que vem, sim, o mestre máximo da magia, o Doutor Estranho, um personagem muito recorrente nos quadrinhos, fazendo aparição nas histórias de vários personagens e equipes, mas fora dos quadrinhos o bom Doutor não é muito conhecido pelo grande público, tendo aparição apenas em alguns jogos e animações, então vamos lá aprender um pouco mais sobre um dos principais personagens do núcleo místico da Casa das Ideias.

O Aprendiz de Feiticeiro


O personagem fez sua estréia nos quadrinhos no ano de 1963, criação de Stan Lee e Steve Ditko, que começou dividindo a revista com as historias do Tocha Humana. Seu nome de batismo é Stephen Vincent Strange, um nome que não era novo para os fãs daquela época, já que Stan Lee já havia usado esse nome em um vilão que havia aparecido nas primeiras edições da HQ do Homem de Ferro, mas de parecido só havia o nome, pois a personalidade era totalmente diferente, uma vez que o Doutor é um herói que se vale de sua inteligência e sabedoria ao invés da força bruta.

No início da história, dificilmente
Todo mago precisa de um mestre
Stephen Strange poderia se tornar um herói, muito menos um herói mágico. Ele cresceu vivendo sob a tutela de seu pai, um homem mesquinho que só se importava com o dinheiro, e com esse tipo de educação, o garoto se tornou um homem amargurado, solitário e entregue a bebida, formando-se em primeiro lugar na faculdade de Medicina após a morte de seu pai. Por conta de sua grande inteligência, se tornou um grande neuro-cirurgião, mas com isso sua arrogância cresceu a medida que sua fama também. Não se importando com o bem-estar alheio, apenas com o dinheiro. Mas sua reputação de rápido crescimento teve uma parada abrupta, após um acidente de carro que causou lesões aos seus nervos da mão, fazendo com que ele não conseguisse mais segurar o bisturi para realizar as cirurgias. Após o incidente , ele investiu toda a sua fortuna em curas que de alguma forma pudesse trazer suas mãos de volta ao normal, mas nada dava certo, e só conseguiu perder todo o dinheiro que havia conquistado da fortuna de seu pai e de seu trabalho. 


Ainda assim mantinha sua arrogância, não aceitando trabalhos que julgava inferiores e pouco a pouco começou a destruir sua vida, até chegar ao ponto de se tornar um bêbado indigente. Ao atingir o fundo do poço, ele ouve falar de um milagreiro no Tibete chamado Ancião.




Mesmo sendo um homem muito cético quanto a histórias de mágicas e misticismo, o desespero falou mais alto, e Stephen atravessou o oceano atá o Himalaia, e após muito tempo de viagem, chegou ao castelo do Ancião. Mas mesmo estando em uma situação deplorável, ele não abandonava sua postura egoísta, e esperava que o milagreiro lhe desse uma cura rápida para que ele pudesse voltar a sua antiga vida. No entanto, o Ancião disse que não iria curá-lo, pois via que os motivos que o guiavam não eram bons. Entretanto, percebeu um pouco de bondade no fundo do homem, e ofereceu abrigo para ele no castelo e o convidou para se tornar seu discípulo. Mas Stephen declinou o convite, e disse que continuaria a procurar a cura, porém teve que ficar no castelo, pois uma tempestade caia na região. No período que não ficou no castelo, Stephen conheceu o Barão Mordo, e descobriu que ele planejava assassinar o Ancião, porém, antes que Stephen pudesse avisá-lo, Mordo o impediu usando uma magia que o impediria de falar sobre isso, ou se comunicar sobre o que havia descoberto. Stephen então buscou formas de contornar o encantamento de Mordo, e após enfrentar Mordo, e confrontar a verdadeira face do mal, percebeu que tinha que mudar, e se ofereceu como discípulo do Ancião. Então o Ancião o acolheu e lhe ensinou os segredos da magia. Enquanto estudava, Stephen planejava usar os segredos da magia negra para enfrentar Mordo.


Com isso, o Ancião, vendo que o homem havia realmente mudado, deixado seu lado mesquinho de lado, e aberto mais sua mente, o liberta da magia de Mordo e diz que ele sabia dos planos de seu discípulo desde o início. Após o final de seus estudos, Stephen retornou a América, onde estabeleceu sua base no bairro de Greenwich Village. Mesmo tendo acesso a milhares de itens mágicos, existem algumas que vemos muito frequentemente, elas são O Olho de Agamotto, que dispara rajadas de energia e desfaz todas as ilusões próximas ao Doutor, a Capa de Levitação, que ajuda o Doutor a voar e é indestrutível, o Livro de Vinshanti, um grimório que Stephen utiliza para relembrar de suas magias e feitiços e a Esfera de Agamotto, que permite que o Doutor possa vigiar toda a Terra e outras dimensões.

Os Grandes Inimigos do Doutor


Um dos primeiros inimigos do Doutor foi o Barão Mordo, que era tambem discípulo do Ancião, mas após ter sua traição descoberta e ter sido derrotado, ele fugiu e passou a servir a Dormammu, um dos maiores inimigos do Doutor. Um ser demoníaco que vive em uma dimensão que os seres são feitos de energia e em uma constante guerra, sendo um dos seres mais fortes do local, e com objetivo dominar o maior número de terras que puder, e subjugar seus feiticeiros. Entre outros grandes inimigos que o Doutor possui é Mephisto (sim, o mesmo ser que criou o Motoqueiro Fantasma), um dos mais poderosos senhores do inferno. Pesadelo, um senhor do medo que governa os sonhos dos humanos e Shuma-Gorath, um dos maiores imortais e responsável pela morte do Ancião, fazendo com que o título de Mago Supremo da Terra passasse para o Doutor Estranho.

Equipes


Embora o Doutor prefira agir solo, já que seus poderes são tão grandes que ele não pode ficar usando a bel-prazer, ele faz participação dos Vingadores quando surge algum perigo muito grande, como quando a Feiticeira Escarlate perdeu o controle durante os eventos da saga A Queda, e quando eles precisam lidar com a Fênix na saga Vingadores Vs. X-Men. E os Defensores, uma equipe formada pelo Doutor Estranho, Namor, Hulk, e Surfista Prateado, que se uniram para enfrentar ameaças de origem cósmica, quem nem mesmo os Vingadores estariam preparados para combater.

Mídia


O Doutor nunca teve muito espaço na TV, até o momento só tivemos um filme do herói (que diga-se de passagem, bizarro), lançado em 1978, mas vão por mim, não procurem por ele, não vale a pena. Em compensação, temos ótimas animações do Doutor, um que foi lançado em 2007, que reconta as origens do herói, e além de seu desenho solo, o Doutor fez aparição em outros desenhos como Homem Aranha e Seus Amigos, Homem Aranha: A Série Animada, O Incrível Hulk, The Super Hero Squad Show e Homem Aranha: Ultimate.

Nos videogames o Doutor ja fez muitas aparições, nos jogos Marvel Ultimate Alliance, Ultimate Marvel Vs. Capcom 3, Marvel Super Hero Squad Online, Marvel: Avengers Alliance, Marvel Avengers: Battle for Earth, Marvel Heroes e LEGO Marvel Super Heroes. É a próxima vez que veremos o Doutor será nos cinemas interpretado por Benedict Cumberbatch

Bom gente é isso, isso ainda é pouco mas o básico para vocês conhecerem o personagem e não ir as cegas no cinema, mas aquela dúvida que ainda paira, sera que será um bom filme, sendo o Doutor um herói mais sério, conseguirá se encaixado nesse estilo mais humorístico que a Marvel tem trazido para o cinema? Teremos que esperar ate o dia 4 de novembro de 2016 para sabermos, that's all folks, até a próxima.




Nenhum comentário:

Postar um comentário