quinta-feira, 18 de junho de 2015

Zona Literária #1: Os Lobos, os Leões, os Dragões e muito mais...

Se você já ouviu falar das Crônicas de Gelo e Fogo, mas nunca leu, ou se viveu em um abrigo nuclear todo esse tempo e nem sequer sabe o que é isso, conheça um pouco dessa história.


Para quem conhece a Terra Média, dos Senhor dos Anéis, O Hobbit e tantas outras histórias, encontrara aqui uma história igualmente fascinante, porém mais brutal, mais cheia de reviravoltas e com um miticismo mais sutil.

Westeros, o continente onde quase toda a trama é situada, é dividido em sete reinos. Cada reino tem como suserano uma família importante, as chamadas Casas e elas respondem a uma outra família, que pertence ao rei e governa os reinos.

Em meio a tudo isso, você é colocado diante de um aparente mundo medieval tradicional, como o da Idade Média que conhecemos. Tudo é muito sujo e brutal, a vida é difícil para os pobres e muito boa para os nobres.  A morte está em todos os lugares e quase ninguém possui um final feliz. O mundo ainda apresenta a peculiaridade de ter estações que duram anos, como o verão que está acontecendo a quase 10 anos.

Em meio a tudo isso, temos personagens cativantes e as vezes até controversos do que estamos acostumados a ver. Eles se envolvem em uma teia de intrigas pelo poder, tudo acompanhado de mistérios e combates aqui e acolá.

O mais intrigante ainda, é que este mundo tão complexo possui suas próprias crenças e mitologias, e seus relatos mais antigos falam dos primeiros habitantes daquela terra, e não perde tempo tentando explicar como tudo foi criado desde o inicio.

A principio o leitor percebe que há mais que um mundo medieval comum, quando é dito que existiam dragões há muito tempo atrás e que o inverno irá chegar e com ele um perigo ancestral, que poucos acreditam ser verdade.

Por fim, o autor consegue te prender com personagens que você passa a amar e outros que você passa a odiar com todas suas forças. E o mais interessante, é que mesmo que você odeie algum personagem, em algum momento você pode passar a simpatizar muito com ele, ou sentir pena. A história, passa acima de tudo que humanos erram e fazem coisas absurdas por poder, ou apenas pelo mais simples capricho. Embora alguns personagens sejam impossíveis de gostar em algum momento, é muito interessante ver todas essas relações.


As crônicas contam atualmente com cinco volumes: A Guerra dos Tronos, A Fúria dos Reis, A Tormenta de Espadas, O Festim dos Corvos e a Dança dos Dragões, podendo ter mais 2 ou 3 volumes para fechar essa canção épica. E para quem não aguenta esperar pelo próximo livro, Ventos de Inverno, você ainda pode permanecer em Westeros, com o enorme O Mundo de Gelo e Fogo, um gigantesco livro de capa dura que conta a história dos Sete Reinos e de suas famílias e o livro O Cavaleiro dos Sete Reinos, um livro que se passa 90 anos antes da crônicas, e tem uma trama muito mais simples, porém ainda no mesmo clima.

Os livros são um grande evento literário da atualidade, e reúne uma legião de fãs. Se você ainda não leu ou nunca ouviu falar dê uma conferida e garanto que logo você estará escolhendo a que Casa você pertence.

Nenhum comentário:

Postar um comentário