sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Cinema & Afins #136 | Buscando...


Filmes de suspense sempre tem como objetivo nos trazer um grande mistério, que nos prenda na cadeira e que muitas vezes nos façam até mesmo ver de novo, para nos atentarmos melhor aos detalhes, e essa semana tivemos o lançamento de Buscando..., o mais novo titulo desse gênero, mas ele consegue prender o espectador a cadeira? É o que vamos discutir a seguir.


No filme acompanhamos a vida de David Kim (John Cho) e Margot Kim (Michelle La), vemos que a tecnologia sempre esteve presente na vida da família, e nos primeiros minutos, de uma maneira bem interessante conhecemos a história deles, acompanhando seus momentos mais importantes, fossem eles felizes ou tristes. Entretanto, apesar da rápida, porém bem feita introdução, o que move a historia é o desaparecimento de Margot, que após sair para estudar na casa de uma amiga, desapareceu sem deixar pistas. A partir daí começamos a acompanhar a busca de David, que ao lado da detetive Rosemary Vick (Debra Messing), começam a caçar por pistas de onde ela possa ter ido.

Um dos pontos fortes do filme é o formato que ele foi feito, os personagens não aparecem na tela na forma convencional, as câmeras que que mostram a história e todas as situações são Webcams, Facetimes, videos no Youtube, noticiários e etc. Além disso, vemos vários momentos em que as conversas dos personagens são dadas por interações de chats, mas isso não torna o filme lento nem nada, aliás dá até um toque interessante, com detalhes que vemos todos os dias acontecendo com a gente, como escrever um "textão" quando se esta bravo com algo ou alguém.

Ao mesmo tempo que acompanhamos a investigação de David, vemos um retrato da internet de hoje em dia, o filme conseguiu trazer tudo (ou quase tudo) que vemos na rede hoje ultimamente, em maior ou menor escala, como as pessoas que se solidarizam da situação, criando ate mesmo hashtags para que mais pessoas sejam atingidas, mas ao mesmo tempo vemos o lado ruim dela, de gente que quer apenas se aproveitar da situação para ganhar algo, sejam seguidores ou likes. E enquanto a investigação avança, vamos caindo na área do drama também, pois após uma grande fatalidade que vemos no começo do filme, a vida da família não era mais a mesma, pois apenas depois do desaparecimento de sua filha é que David percebe que nem tudo estava acontecendo as mil maravilhas. 

Buscando... é um ótimo exemplo de que não precisamos de coisas sobrenatural para fazer um bom filme de suspense, ele consegue criar um enorme clima de aflição, e sempre que parece que a historia está concluída, consegue nos surpreender novamente. Esse é um filme que merece ser visto mais de vez, para ir prestando atenção naqueles momentos chaves que sempre passam batido quando vemos a trama pela primeira vez, sem contar toda mensagem que consegue trazer, que a internet não é boa e nem má, mas sim neutra e dependendo de quem a usa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário