De uns tempos pra cá, tivemos muitas adaptações de sagas adolescentes chegando ao cinema, com a ajuda do estrondoso sucesso de Jogos Vorazes. Foi pensando assim que fui assistir Mentes Sombrias, com o único conhecimento que tive assistindo os trailers e sabendo que era uma adaptação de um livro de mesmo nome. Então venham comigo por essa resenha ver o que achamos dessa que pode ser o inicio de mais uma saga dos cinemas.
A primeiro instante é difícil não lembrar de X-Men, a situação que as crianças vivem, sendo separadas de suas famílias por conta de seus poderes, me lembrou a história da Era de Apocalipse, em que os mutantes viviam em uma situação muito similar. Mesmo não tendo lido o livro, o filme mostra bem a trama, não deixando os leigos com muitas duvidas, logo nos primeiros minutos conhecemos o que levou o mundo aquele caos que acompanhamos ao longo do filme. Na trama acompanhamos a história de Ruby (Amanda Stenberg), que ainda pequena acaba descobrindo seus poderes, e sem querer apaga a si própria da mente de seus pais, começando assim seus problemas, após isso ela é levada para Thurmond, um dos vários acampamentos em que crianças que sobreviveram a nova doença despertaram seus poderes psíquicos, que são perceptíveis pelos seus olhos (os olhos brilham com uma cor de acordo com o poder que possui). Eles são divididos entre os verdes, que possuem uma alta inteligencia, os azuis que possuem telecinese, os amarelos que podem gerar alta eletricidade de seus corpos, os vermelhos geram ondas de fogo e os laranjas que podem controlar a mente dos outros, sendo assim os mais perigosos, muitas vezes mortos assim que encontrados.
Ruby, que é uma laranja, conseguiu esconder sua condição por anos, mas sua aventura começa após ser descoberta, acompanhamos a sua fuja e o encontro com outro grupo de crianças, Lian (Harris Dickinson), um azul, Charles (Skylan Brooks), um verde e Zu (Miya Cech), uma amarela. E viajando com eles a garota vai descobrindo como esta o mundo, após ter passado 6 anos presa. E entre fugas de caçadores de crianças vamos conhecendo melhor como funcionam seus poderes. A história é muito bem contada, bem divertida e cheia de momentos tensos, ao mesmo tempo em que temos momentos leves, afinal, apesar dos pesares, eles ainda são crianças, embora tenham tido sua infância roubada com o aprisionamento.
O filme deixou muitas pontas soltas, afinal essa foi a adaptação do primeiro livro apenas, de uma trilogia. Realmente espero que esse projeto vá pra frente, o filme é muito bom, a história interessante e os personagens cativantes, cada um a sua maneira. Esperamos que uma continuação esteja a caminho, a história tem potencial para chegar a proporções épicas, portanto mesmo que você não tenha lido o livro, assista sem medo, Mentes Sombrias é um ótimo filme de ação que abre uma janela para um universo muito interessante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário