Ahoy marujos, vocês sabem que dia é hoje? Não muito conhecido por aqui, hoje é o Dia Internacional de Falar como um Pirata. Muitos de vocês devem estar se perguntando, o que é esse dia, ou de onde surgiu isso? Pois bem, afiem suas adagas, preparem as velas e vamos zarpar por essa comemoração, tão divertida, mas infelizmente tão pouco conhecida.
Os criadores da data comemorativa |
A data comemorativa foi criada no ano de 1995, pela dupla John Baur (Ol' Chumbucket) e Mark Summers (Cap'n Slappy), ambos de Albany no Oregon. A dupla proclamou que o dia 19 de setembro todos no mundo deveriam falar como piratas, segundo Summers, a ideia para isso surgiu de um acidente enquanto praticava racquetball (um esporte parecido com o tênis, mas que ao invés de usar a rede, a pessoa joga a bola contra uma parede). Durante a partida da dupla, um dos dois foi atingido, soltando um sonoro "Aaaaarrr!", digno de um pirata, a partir dai nasceu a piada entre os dois. A primeira vez que a piada interna deles ganhou notoriedade foi em 2002, quando eles mandaram uma carta para o colunista de humor Dave Barry, falando sobre o feriado que eles haviam criado. Barry adorou a ideia e decidiu promovê-la, para que mais pessoas conhecessem, mais tarde lançado um vídeo da música Druken Sailor, com diversas pessoas ao redor dos EUA cantando a famosa canção, marcando oficialmente o primeiro International Like a Pirate Day.
Angra de Butim, a cidade onde acontece o Dia dos Piratas |
Mas não para por aií, uma data interessante como essa logicamente não ficaria restrita a apenas um dia por ano, em alguns jogos nos podemos ver referência a esta data, como em World of Warcraft que possui o dia dos piratas (que está acontecendo hoje mesmo), em que se pode ir para a cidade pirata de Angra de Butim, beber e festejar com a capitã DeMeza e sua tripulação. Além do WoW, Minecraft possui o Pirate Speak nas suas opções de linguagem. Fora dos jogos, um lugar famoso onde se tem isso é o Facebook, em que uma de suas opções de idioma é o Inglês de Pirata, vale a pena experimentar até mesmo para conhecer alguns termos.
Para aqueles que gostaram da data e querem conhecer mais dela, existe um site criado por Baur e Summers (International Talk Like a Pirate Day), onde se pode aprender mais sobre a data e sobre como se falar como pirata, com glossários e ate tradutores online. E assim me despeço de vocês marujos, que bons ventos soprem nas suas velas e até mais, aaarrr!
Nenhum comentário:
Postar um comentário