quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Cinema & Afins #81 | Demônio de Neon [+16]



Abandonando os mais filmes mais comentados e aguardados, hoje iremos conhecer algo mais underground, com uma temática mais densa e perturbadora, neste pouco conhecido thriller e drama, intitulado Demônio de Neon.


A principio a história do filme do diretor Nicolas Winding Reft é clichê, e mesmo que você seja jogado no meio dela sem muitas informações anteriores, não é difícil de logo entender o que esta acontecendo. Jesse (Elle Fanning) é uma jovem do interior tentando a vida artística em Los Angeles. Dotada de uma beleza única e inocente a jovem começa de baixo, porém rapidamente começa a encantar todos ao redor, conseguindo cada vez mais visibilidade no meio. Ou quase... Se por um lado ela cativa por seus olhos claros, o cabelo loiro, a pele clara e esbelta e o rosto juvenil, por outro ela começa a criar antipatia de outras modelos veteranas por sua rápida ascensão.



De maneira natural ela começa a criar relações, sejam elas boas ou ruins e começa a galgar seu caminho até o topo, enquanto é invadida por este novo mundo, de competição excessiva e extremismos por beleza, onde várias vezes é levantada questão do que realmente importa: o interior ou o exterior?

Imerso num cenário deprimente e triste a história de Jesse é repleta de momentos de constrangimento para com ela e também de temas mais pesados como estupro e até necrofilia. O pior das pessoas é mostrado, obrigando ao espectador a ver a vontade e pureza que a garota trouxe de sua terra natal começar a ser suprimido por este universo em que ela entrou, acreditando que sua aparência é a única coisa que possui pata vencer na vida. 



Não é muito difícil sentir-se um tanto desconfortável ao ver o longa, as situações pelas quais a protagonista passa faz você pensar em alguns aspectos da vida. Aliado a isto também as várias vezes em que você questiona suas ações, já pensando em suas consequências e o que poderia acarretar se mudasse de ideia em determinado. Você até questiona sua possível inocência. Seria de fato isto ou apenas... Burrice? Talvez até haja traços de loucura. 

Seguindo esta linha de raciocínio é possível adivinhar o final do filme e não é difícil acertar, mas mesmo assim irá errar. A questão é que não é difícil adivinhar qual será o desfecho da trama, porém o a história vai além do imaginado, vai além na violência, sadismo e morbidez, criando algo mais visceral e surpreendente. Isto é claro, para quem tiver estomago de ir até o final, onde você amará... Ou odiará. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário