terça-feira, 18 de julho de 2017

Zona Literária #36 | Medo Clássico: Edgar Allan Poe


Como vocês já podem ter percebido, sou muito fã de contos de terror (acho que às várias vezes que Lovecraft apareceu aqui provam isso), mas hoje vou trazer um autor diferente, aquele que por muitos é considerado o pai do terror na literatura, Edgar Allan Poe, mais especificamente vou falar sobre o livro lançado pela editora Darkside, que reúne alguns dos contos mais importantes do autor.


Mas antes de falar sobre os contos, vamos falar um pouco sobre o autor em si, nascido em Boston no dia 19 de janeiro de 1809, além de escritor de contos e poemas, ele trabalhava como editor e crítico literário. Suas histórias quase sempre eram envoltas de mistérios e terror, embora isso não fosse unânime, como os contos do Detetive Dupin, que são mais voltados para investigação e ficção policial. Assim como muitos autores antigos, sua vida também era muito difícil em questão financeira, e acabou morrendo aos 40 anos, e até hoje à causa de sua morte continua sendo um mistério, mas mesmo com uma morte relativamente precoce, suas obras sobreviveram e até hoje atraem novos fãs e inspiram novos escritores.

Agora falando do livro, ele é divido em vários capítulos, cada um trazendo uma série de contos (normalmente três de cada) e neles podemos ver que não só de terror vivia Allan Poe, embora alguns de seus contos mais famosos sejam desse gênero, os capítulos do Detetive Dupin  e o Ímpeto Aventureiro nos mostram o autor viajando por outros estilos, mas ainda mantendo a sua qualidade de escrita. Mas sou obrigado a admitir que os contos de terror dele foram os que mais conseguiram me chamar a atenção.

E fechando o livro com chave de ouro, temos o famoso poema O Corvo, acredito que seja a obra mais conhecida do autor e uma coisa que gostei muito do mesmo foi que além de ter a versão original em inglês, temos duas versões traduzidas, uma por Fernando Pessoa e outra por Machado de Assis, que mesmo usando palavras e termos diferentes, conseguiram trazer bem o peso do poema.

A parte gráfica do livro, não há o que reclamar, à arte não só da capa, mas do livro como um todo está maravilhosa, o uso de hot stamping foi uma ótima pedida, fazendo com que o dourado dele criasse um contraste maravilhoso com o preto e o branco da capa, e os desenhos também ficaram lindos, tanto o da capa como os que ilustram os contos, lembrando muito as gravuras da época que eles foram escritos.

Meu veredicto total é que o livro é maravilhoso, para quem for fã do autor e quiser ter as obras deles num belo exemplar, quanto para quem não conhece o mesmo é um ótimo começo, além de ficar lindo na estante após lido, com essas letras douradas brilhantes. Portanto se você quer conhecer o que foi a fonte de inspiração de inúmeros autores ao redor do mundo, não deixe de ler esse Edgar Allan Poe.

E para aqueles que ficaram interessados pelo livro, podem estar adquirindo por este link e ainda dar uma força para o blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário