quarta-feira, 3 de maio de 2017

Continues & Game Overs #44 | Gwent!



Há algum tempo, saiu aqui no blog um post à respeito de um jogo de cartas, um mini game dentro do jogo The Wicther 3, conhecido como Gwent (confira aqui). Lá eu expliquei as regras e também como um passatempo mais simples tinha ganhado tanta importância. Lá eu também disse que Gwent iria ganhar um jogo próprio, e este post é justamente sobre isso, para falar um pouco do BETA de Gwent.


Gwent, agora "lançado" num jogo próprio, ainda está em sua fase BETA. Apesar de lembrar bastante a versão anterior e que conquistou os fãs mesmo em sua simplicidade, a CD Project Red traz uma série de mecânicas novas novas com uma nova roupagem, para que o jogo de cartas seja completo por si só.

As regras, em sua base essencial, são iguais a primeira versão. Cada jogador escolhe um baralho, que são divididos em facções, cada qual com suas cartas próprias, estas nunca se misturando com facções inimigas. Além disso há cartas neutras que podem ingressar em qualquer facção e as cartas especiais de personagens famosos, que também podem estar presentes em qualquer baralho.



O objetivo do jogo é terminar a rodada com mais pontos que seu adversário, e vence aquele que ganhar duas rodadas. É preciso ficar atento as cartas em sua mão, para estratégias inteligentes, pois geralmente as cartas que são puxadas no inicio do jogo, são aquela que deverão ser usadas até o fim da partida.

Bom, até aí tudo igual. Porém, para que Gwent fosse um jogo independente, era necessário que fosse um pouquinho mais complexo. Além de fatores básicos, como novas cartas e a adição da uma nova facção aquelas já conhecidas, pequenas novas mecânicas foram introduzidas. Nada que descaracterize o jogo, pelo contrário, apenas acrescenta algo relevante.



Certas cartas agora possuem habilidades de diminuir o poder de outras com ataques, resultando na queda da pontuação do adversário (se a carta chegar a 0, é retirada do jogo), e outras conseguem aumentar a pontuação de cartas aliadas, e apesar deste último já ser uma mecânica antiga, é algo mais fácil de fazer e com maior eficacia agora. 

Todo o design do jogo é bem bonito, com muita cartas tendo suas ilustrações refeitas, além de existir ótimos feitos sonoros e visuais durante as partidas. Uma inovação, que talvez não seja tão nova assim para jogadores de Heartstone é função de soltar algumas frases pré programadas para determinadas situações.



Gwent é um jogo completo de cartas e que terá muitas outras funções quando for realmente lançado, não devendo em nada para tantos outros jogos de cartas por aí, tendo uma identidade própria, criada lá atrás em The Witcher 3, e que agora tem a oportunidade de se expandir sozinho e com todo seu potencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário