E mais uma vez chegamos no Halloween, essa data maravilhosa que todo mundo se veste de monstro e sai pela rua pegando doces (ou não né, moramos no Brasil), mas isso não impede que nós comemoremos essa data a nossa maneira não é? Sejam com filmes, livros ou jogos de terror, e é sobre um deles que vou falar hoje, apelidado carinhosamente de "Dark Souls indie", Darkest Dungeon, lançado para PC, Playstation 4 e PS Vita, é um RPG de turnos, desenvolvido pela Red Hook, ele traz elementos bom conhecidos por quem joga, mas com algumas novidades bem interessantes, se você quer saber mais, venha comigo por esta resenha.
Logo de cara acho que uma coisa que marca o jogo é a arte, com um estilo gótico desenhado a mão, valendo-se muito de tons escuros quase sempre, para puxar o jogador mais e mais para o clima sombrio e assustador do jogo. O gameplay é aquilo que todo jogador de turno já conhece, mas com a diferença que os personagens ficam em fila, já que o jogo te dá uma visão 2D, sendo assim, para atingir quem esteja atras, é necessário ter um ataque ou habilidade que possa "pular" a pessoa que está a frente dela, ai que começa a parte estratégica, pois você precisa saber que formação vai usar, geralmente mantendo os tanques a frente e os personagens mais frágeis atras. Outra coisa que eu achei interessante é que quando você mata um inimigo o cadáver fica no chão, e você pode ataca-lo ainda assim, destruindo ele por completo e impedindo que ele volte para a luta de vez. Mas com certeza o que mais chama a atenção é o sistema de stress, todos os personagens, ao longo da aventura vão tendo sua saúde mental afetada, pelas lutas, acontecimentos aleatórios, a escuridão da masmorra, e quando chegam no seu limite surtam, desenvolvendo algum problema, como paranoia, masoquismo, irracionalidade, que afetam (e muito seu progresso na campanha), Darkest Dungeon é um jogo que te ensina a não se apegar a personagens, muitas vezes o stress acaba sendo tão grande que você se vê obrigado a aposentar ele e contratar outro para seguir com sua aventura.
Os personagens são separados em classes, dentre elas temos o cruzado, doutora da peste, infernal, leproso entre outros. E os inimigos também são dignos de nota, muitos são monstros já conhecidos por quem joga RPG há algum tempo, mas outros parecem ter saído dos contos de H.P Lovecraft, de tão bizarros que são. Se você é fã de um estilo mais clássico de RPG, jogado em turnos, pode apostar nesse titulo sem medo, os combates são tensos, você nunca sabe o que lhe espera na masmorra a frente, nem se vai sobreviver a ela.
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