Os RPGs fazem parte da vida de muitos nerds, seja ele de mesa ou digital, todo mundo já jogou algum na vida, mas existem outras maneiras de se jogar, além de estar rodeado na mesa com seus amigos, ou na frente do PC ou console. Existem os famosos livros-jogos, que trazem uma espécie de aventura de RPG, sé que para ser jogada sozinho, com o livro agindo como Mestre. Existem diversos títulos famosos desse tipo, como O Feiticeiro da Montanha de Fogo, Cidade dos Ladrões, Cidadela do Caos e etc. Mas hoje vou falar de um livro brasileiro, O Senhor das Sombras, que se passa em Arton, cenário de Tormenta RPG.
O jogo te coloco na pele de um guerreiro humano, oriundo do Zakharov, o Reino das Armas, que está em viagem em busca do príncipe Eric Roggadin, filho do rei Walfengar Roggadin. O garoto foi sequestrado a mais ou menos 10 dias e você está no rastro de seus raptores, e assim aventura começa. O livro segue o mesmo estilo de outros do mesmo gênero, com diversos parágrafos enumerados, que se lidos na ordem não fazem sentido algum, para conseguir joga-lo, você precisa ir ate o final de um e ver para qual paragrafo ele ira te direcionar, podendo te levar a lutas, perseguições ou até mesmo fugas (afinal não se pode ganhar todas).
Porém, um diferencial que esse livro tem de outros livros-jogos é a possibilidade de criar seu próprio personagem. Ao final dele, existe um pequeno apêndice com regras para você criar seu personagem, com direito a todas as raças presentes no livro básico e com 4 classes 4 disponíveis, sendo elas Clérigo, Guerreiro, Ladino ou Mago, cada uma com suas vantagens especificas como por exemplo, o Mago que recebe +5 PM (Pontos de Magia) e a Vantagem Magias Arcanas. E por último tem as Vantagens, que são habilidades que você pode comprar para seu personagem com os pontos que você recebe na criação dele. O sistema de criação é bem simples, lembrando até mesmo um pouco o sistema 3D&T (principalmente na parte das Vantagens), sendo perfeito para quem nunca jogou RPG na vida.
Se você nunca jogou RPG de mesa na vida, mas tem curiosidade de conhecer esse universo, os livros-jogos podem ser um ótimo começo, pois possuem regras simples que em poucos minutos você aprende, e precisa apenas de um lápis, uma borracha e dois dados de seis lados para sair jogando (existem milhares de aplicativos de dados de RPG na Playstore caso você não possua nenhum a mão). Mas não pense que é uma aventura fácil, atualmente estou na minha segunda tentativa de terminar o livro (a primeira terminou com o meu guerreiro tomando uma facada numa taverna, bem trágico), e para aqueles que se interessarem pelo livro, podem achar ele no site da Nerdz (seguindo por este link), e para aqueles que decidirem trilhar essa aventura, tudo que posso desejar é que Nimb abençoe a sua jornada (ou não).
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