sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Etc & Tal #21 | Vilões Desperdiçados


Sejamos francos pessoal, em muitas histórias que temos por aí, os vilões diversas vezes fazem mais sucesso que os heróis, afinal quando falamos de Star Wars, na cabeça de muitos a primeira coisa que vem a mente é  Darth Vader ou a Marcha Imperial, ou Hans Landa e até mesmo voltando um pouco para a nossa infância, Scar do Rei Leão (que por mais FDP que fosse, era um ótimo vilão). Mas infelizmente nem todos conseguem ser assim, alguns conseguem nos fazer sentir muita raiva, não pelas ações, mas pelo jeito que são construídos, sejam muito fortes, ou fracos, ou até mesmo o fim que muitos tem, que não faz jus ao que o personagem passou ao longo da história, vamos relembrar
alguns desses vilões e ver o que deu de errado com ele. (o post pode conter spoilers).


De inicio, um exemplo bem recente, estou falando de Yhwach, o grande vilão final do mangá Bleach, um quincy tão poderoso que chegou a ponto de seus poderes mudarem a linha temporal, por exemplo, destruindo a zanpakutou de Ichigo antes mesmo dele atacar. Yhwach chegou a um ponto que vimos ano passado com Madara, um vilão tão poderoso que também parecia invencível, ok, para o caso de Madara a maneira de resolver até funcionou (não de forma 100%), mas com Yhwach isso não tinha como ser feito, ele era o vilão final, e a solução final para derrota-lo foi muito preguiçosa, com uma flecha quincy que nunca havia sido sequer mencionada ou citada que poderia interromper os poderes dele por alguns segundos, o tempo suficiente para Ichigo conseguir dar o ataque final, é muito triste (para não dizer broxante) ver um vilão tão poderoso ser derrotado de uma forma tão simples. Eu entendo que Kubo Tite teve apenas 15 edições para terminar a historia (já que o mangá tinha sido cancelado), mas esse final para um vilão desse nível de poder foi fraquíssimo.

E agora voltando a falar de Madara, ele parecia ser o vilão definitivo da história, afinal, o cara derrotou os cinco kages e nem suou, o único que fez alguma frente dele além de Naruto e de Sasuke foi Guy Sensei (que terminou sua vida de ninja nessa luta épica), e a dupla dinâmica ainda precisou da ajuda do Eremita dos Seis Caminhos para conseguir a força necessária para lutar com ele, e o que acontece, Kaguya volta e mata ele, todo mundo esperando uma mega luta épica e acontece isso. Ok, nós tivemos uma boa luta contra Kaguya, mas ver aquele personagem que todo mundo acompanhava a mais tempo para ser trocado por um vilão (mesmo que mais forte que ele) foi bem decepcionante.

Agora saindo do campo dos mangás e indo para o cinema, um vilão que vale a pena mencionar foi o Ultron, do filme Vingadores: A Era de Ultron. Para quem já conhece o personagem dos quadrinhos, foi difícil engolir aquilo que vimos no filme, as atitudes, o jeito do personagem, tudo nele era muito diferente (mais do que o normal para filmes de hqs). Mas confesso que eu tinha esperança que talvez ele pudesse voltar depois como um vilão melhor, com o jeito mais psicopata dos quadrinhos, mas após a cena que Visão o destrói (após desconectar ele da internet), destruindo qualquer chance dele voltar, o que pra mim acabou de vez com o personagem. Saindo do campo da Marvel e indo para DC, podemos mencionar o Coringa, do recente Esquadrão Suicida, apareceu tão poucas vezes que mal deu para ver que o personagem, ficando reduzindo a um mero coadjuvante, se a versão do diretor sair talvez minha opinião possa a mudar, mas com essa versão de cinema o personagem ficou muito esquecível.


Nem sempre os personagens tem o fim que queremos, por mais que sua construção seja boa, nós sabemos que eles vão acabar perdendo para o herói, mas isso não significa que eles precisam ter um fim terrível e preguiçoso, se ele teve uma construção foda, que tenha também um final foda, por favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário