sexta-feira, 4 de março de 2016

Zona Literária #15: Pequenos Deuses


Olá leitores, hoje o livro que irei falar é um que tenho imenso carinho, que com toda a certeza entrou para o meu Top 10 de melhores livros já lidos. Estou falando de Pequenos Deuses, do grande autor Terry Pratchett (quem quer saber mais sobre o autor, pode dar uma olhada aqui), que mesmo sendo pouquíssimo conhecido aqui por essas terras, vale muito a pena dar uma chance. Pequenos Deuses é uma ótima leitura, com uma boa critica sobre alguns aspectos de nossa sociedade.

O livro se passa no mundo de Discworld, universo criado pelo autor, onde ocorrem a maioria de seus livros, e nele temos como protagonista um jovem chamado Brutha, um rapaz simplório e extremamente religioso que vive em Omnia, capital onde o Grande Deus Om é venerado amplamente (apenas ele), ele leva sua vida normalmente até o dia em que uma pequena tartaruga surge em sua horta, acontecimento que seria normal, se não fosse pelo fato de que essa tartaruga começa a conversar com Brutha, e apenas o garoto consegue ouvir o animal. Essa tartaruga diz ser o Grande Deus Om, coisa que Brutha não acredita, afinal como um deus tão grandioso pode ter uma forma tão pequena e fraca. 

O autor deste maravilhoso livro
A partir dessa premissa se desenrola a história, onde ao longo do livro somos apresentados a jornada de Brutha e da pequena tartaruga Om sobre a verdade da religião ao grande Deus. No caminho Brutha cruza com diversos personagens, alguns até mesmo famosos em outros livros desse universo. Ao longo do livro, Terry Pratchett faz uma crtica ácida e engraçada sobre fé cega e absolutista (coisa que vemos até hoje), com diversas referências à coisas que já tivemos no mundo real, como por exemplo a Quisição, o grupo que caça aqueles que eles julgam "impuros" e "pecadores". O livro possui uma leitura leve e descontraída, com muitos momentos engraçados, porém tensos também.

Terry Pratchett consegue de uma maneira leve e muito descontraída fazer uma forte critica e com piadas ácidas nos momentos certos, para aqueles que já conhecem sobre o mundo de Discworld vale a pena ler esse livro, e para aqueles que não conhecem, é um ótimo começo para conhecer esse mundo fantástico de Discworld.

E não se esqueça de seguir o blog, isso nós da uma grande força, até mais o/

2 comentários:

  1. Tenho esse livro aqui e confesso que estava com receio de acabar não gostando. Mas pelo visto é um livro com uma boa história. Pretendo ler ele ainda esse ano.
    Beijos.
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo comentário. Sim, vale muito a pena dar uma chance a esse livro, quando comprei não imaginava que essa história poderia ser tão boa.

      Excluir