sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

O Bom, O Mal e o Feio #16: O Bruxo, Caçador e Pegador Geralt de Rivia



Olá leitores, hoje vamos mudar um pouco o escopo desse tópico do blog, ao invés de falar sobre um personagem das HQs, vou trazer um personagem do mundo dos games, trazendo um dos mais famoso dos últimos tempos. É lógico que estou falando de Geralt de Rívia, protagonista da franquia The Witcher, simplesmente o jogo mais aclamado de 2015, recebendo inúmeros prêmios, dentre eles o Game of Year, durante a Game Awards do ano passado, mas essa é uma história antiga, que nasceu nos livros do escritor Andrzej Sapkowski. Vamos conhecer mais desse personagem tão fodão e adorado nos dias de hoje?

A Vida do Bruxo


O personagem surgiu nos anos 80, nos contos que Andrzej escrevia, o único que não possui a presença do bruxo foram os primeiros, que se chamam O Caminho Sem Retorno. Geralt, o protagonista de toda a saga, foi abandonado ao nascer por sua mãe em Kaer Morhen - um reduto de bruxos. Desde sua infância do garoto passou por inúmeros experimentos e sessões de mutações, fazendo-o ganhar habilidades sobre-humanas, com efeitos colaterais mínimos. A resistencia dele era tanta que ele encoraja seus treinadores a fazer procedimentos experimentais cada vez mais perigosos, isso fez com que ele perdesse toda a pigmentação de seu corpo, e seus cabelos ficarem brancos, recebendo o nome de Gwynbleidd, que na língua antiga significa O Lobo Branco.

Embora seu nome indique que ele seja de Rívia, isso não é verdade (mas mesmo assim ele aprendeu a falar no sotaque riviano), isso é uma tradição entre os jovens bruxos, muito incentivada pelo mestre Vesemir (o mais velho e experiente witcher em Kaer Morhen), a primeira escolha dele foi Geralt Roger Eric du Haute-Bellegarde, mas foi rejeitado por Vesemir por ser muito pretensioso e convencido.

Apos terminar seu treino, o jovem Geralt recebe seu medalhão do lobo, simbolo mais conhecido da franquia, que nada mais é do que o simbolo de Kaer Morhen, e começou a viajar pelo mundo com seu cavalo, o Carpeado (não importa o cavalo, ele sempre dá esse nome), e se torna um caçador de monstros de aluguel. Dentre as suas aventuras ele acabou fazendo um contrato para a princesa Pavetta e seu marido Duny, e na época ele invocou "A Lei Suprema" (a lei diz que, se a pessoa não puder pagar o bruxo por um serviço, o bruxo tem direito a algo que o devedor não possua), exigindo o feto da princesa, e a princesa acaba dando a luz a uma menina, que recebeu o nome de Ciri. Geralt não pode levar a menina, pois mulheres não podem se tornar bruxos, mas o acaso fez com Geralt e Ciri cruzassem seus caminhos três vezes, e após a morte de sua avó, a rainha Calanthe, Geralt cuidou da menina como se fosse sua própria filha.

Depois de quase ser morto por uma multidão durante um massacre de não-humanos, ele foi levado para uma ilha por Ciri e Yennefer de Vengerberg (uma feiticeira envolvida romanticamente com Geralt, que às vezes tomava o papel de mãe de Ciri), a partir desse ponto a história de Geralt continua na sua trilogia de jogos (The Witcher, The Witcher 2: Assassin of Kings e The Witcher 3: Wild Hunt), nele temos um Geralt desmemoriado sem se lembrar de seu súbito desaparecimento.

O Bruxo pelo Mundo


Antes de chegar aos consoles, Geralt já tinha tido muitas aventuras nos livros, conhecida também como A Saga do Bruxo Geralt de Rívia, que se inicia no livro O Ultimo Desejo (lançado em 1992, chegando ao Brasil apenas em 2012), logo após temos A Espada do Destino, Sangue dos Elfos, Tempos de Desprezo e Batismo de Fogo. Além deles, existem mais dois livros anunciados, a Andorinha da Torre e A Dama do Lago. Existem também quadrinhos sobre o bruxo, uma primeira linha lançada entre 1993-1995, uma linha de seis edições, baseadas nos contos de Andrzej, além deles foram lançadas mais duas linhas de quadrinhos, a primeira totalmente ligada ao segundo jogo da franquia, a primeira edição se chama Reason of State, e a segunda Matters of Conscience, eles não possuem nenhuma ligação com as antigas edições dos anos 90. E depois foram lançados mais duas edições lançadas pela Dark Horse, a House of Glass e a Fox Children, para aqueles que gostam da franquia, essa da Dark Horse está sendo lançada no Brasil, ja sendo possível achar a House of Glass e o Fox Children (aqui recebeu o nome de A Casa de Vidro e Os Filhos da Raposa).

E para aqueles que não conhecem tanto a franquia, talvez não saibam que existe um filme do personagem, gravado na Polônia, com o titulo The Hexer, gravado em 2001 (sim faz muito tempo que saiu isso), e pasmem, existe também uma série sobre os livros, lançado em 2002, ambos foram feitos na Polônia, terra de origem de toda a franquia.

Andrzej Sapkowski criou uma das franquias mais famosas nos dias de hoje, mas que infelizmente demorou para chegar ao resto do mundo, se tornando um best-seller na Polônia, mas que após os lançamentos dos jogos, teve um aumento meteórico de fãs, que gostaram da história e querem conhecer mais desse universo, para aqueles que se interessaram pelos livros, eles vem lançado desde 2012, boa parte deles já está traduzido, e o quadrinho lançado pela Dark Horse, A Casa de Vidro, já pode ser encontrado aqui também, portanto material não falta para conhecer esse grande personagem e esse grandioso universo que se passa as aventuras de Geralt.

PS: Para aqueles que ficaram com vontade de jogar, ta aqui o link para o download do jogo The Witcher 2: Assassin of Kings, para quem tem Xbox 360, e agora também compatível com XONE, clique aqui para fazer download.

Links para os livros da saga de Geralt


A Espada do Destino
Sangue dos Elfos
Tempos de Desprezo
Batismo de Fogo


Links para as hqs da saga The Witcher


A Casa de Vidro
Os Filhos da Raposa

Nenhum comentário:

Postar um comentário