Como já sugere o título o filme é focado em Donnie Darko, um garoto com traços de esquizofrenia paranoide que começa a ser perseguido por visões de um coelho gigante chamado Frank que acaba por salvar sua vida ao acordá-lo pouco antes de uma turbina de avião esmagar seu quarto. Questionador e crítico, Donnie não aceita a hipocrisia que cerca a pequena cidade onde vive e guiado por Frank executa ações no mínimo... controversas.
(Spoilers a seguir, continue a leitura por sua conta e risco! Se ainda quiser guardar o suspense, pule direto para as considerações finais. )
- 28:06:42:12
Dirigido e escrito por Richard Kelly esse é o tipo de filme em que você terá que encarar com a mente aberta e provavelmente assistir mais de uma vez para entendê-lo. O enredo principal parece começar após a profecia assombrosa de Frank de que o mundo irá acabar em 28 dias, 06 horas, 42 minutos e 12 segundos, porém ele começa antes mesmo disso. Tais exatos números apenas representam o tempo restante daquele mundo depois de um incidente que acaba por criar um Universo Tangente. Assim, o tempo referido por Frank na verdade é o tempo de existência desse Universo que se não for conduzido da maneira correta poderá também destruir o Universo Primário, que é o Universo principal em que vivemos.
- A Filosofia da Viagem no Tempo.
"E se você pudesse voltar no tempo e pegar todas aquelas horas de dor e escuridão e substituí-las por algo melhor?" |
Toda a ideia em que o filme é baseada está no livro escrito por Roberta Sparrow (ou mais conhecida como a Vovó Morte), onde é explicado que alguns componentes são necessários e criados quando a quarta dimensão ( o tempo) é corrompida.
Apesar do tempo ser algo normalmente estável, ele pode ser rompido a qualquer momento e quando isso acontece outro universo é criado: o Universo Tangente. Ele é um Universo criado por esse rompimento no Tempo que consegue se sustentar por poucas semanas (daí a profecia de Frank sobre o fim do mundo) e, se não for devidamente encerrado antes de entrar em colapso em si mesmo, ele poderá criar buracos negros capazes de destruir o Universo Primário que o originou. Assim, junto com essa distorção temporal alguns elementos são escolhidos para colocar tudo em seu devido lugar: um artefato, um receptor vivo e um morto manipulado.
- Um coelhinho do mal... Ou nem tanto.
"Por que você usa essa fantasia estúpida de coelho?" Por que você usa essa fantasia estúpida de homem?" |
Durante todo o filme Donnie é guiado por Frank, que o induz a inundar a escola e colocar fogo na casa de Jim Cunningham. Apesar de parecerem ações aleatórias ou apenas um modo de extravasar a raiva de Donnie contra aqueles símbolos de hipocrisia e manipulação, cada uma delas tem um papel importantíssimo para o grande plano.
O Coelho Gigante, que depois mostra ser um personagem real e não apenas fruto da imaginação de Donnie, é o morto manipulado deste Universo que não deixa de ser apenas um instrumento da Ordem para que o Universo Tangente seja conduzido do modo correto ao fim para não destruir o Universo Primário.
Ao contrário do que muitos pensam, a turbina do avião que acerta o quarto de Donnie não é a causa da criação do Universo Tangente, mas sim uma consequência. Quando um Universo Tangente é criado pela ruptura da quarta dimensão, um Artefato espontaneamente aparece. Ele nada mais é do que um glitch da cópia do Universo Primário, que nesse caso criou duas turbinas de avião quando só deveria existiria uma. Para que o Universo Tangente entre em colapso de forma segura este Artefato deve ser guiado pelo Receptor Vivo para o Universo Primário, onde o paradoxo criado pela existência de duas turbinas seria suportado.
Depois de perder sua namorada e assim matar Frank (criando o morto manipulado), Donnie foge para o local onde o vimos no início do filme, observando o Universo Tangente entrar em colapso sobre si a partir do ponto em que o Artefato o danificou: a casa de Donnie. Agora, tendo maior conhecimento de seu papel, ele manipula a turbina de avião original levando-a para o Universo Primário por meio de um vórtex de água, o que causa o colapso seguro do outro universo criado e volta os 28 dias passados a partir do momento em que o Universo Primário foi "pausado", quando a turbina cai no quarto de Donnie.
Mesmo depois de entender o conceito básico do filme, diversas questões ainda podem ser debatidas: o que causou o rompimento da quarta dimensão criando o Universo Tangente; Como Roberta Sparrow (Vovó Morte) sabia tanto sobre a viagem no tempo - teria sido ela uma Morta Manipulada em outro Universo ou um Receptor Vivo? - ; O quanto Donnie se recordava de sua experiência e se ele escolheu morrer no final, com medo de criar um paradoxo que recriasse o Universo Tangente.
Mesmo passando despercebido nas bilheterias americanas, Donnie Darko se tornou um clássico cult. Tanto pela habilidade do diretor ao retratar a atmosfera da década de 80 até na forma de filmagem e produção, quanto pela trilha sonora que acertou em todo o filme e por suas frases célebres, Donnie Darko é um filme obrigatório para os amantes de ficção científica, suspense, drama e qualquer filme mindblowing que o faça quebrar a cabeça para tentar entendê-lo.
O Coelho Gigante, que depois mostra ser um personagem real e não apenas fruto da imaginação de Donnie, é o morto manipulado deste Universo que não deixa de ser apenas um instrumento da Ordem para que o Universo Tangente seja conduzido do modo correto ao fim para não destruir o Universo Primário.
- O Agente da Ordem: Donnie Darko.
"Eu prometo que um dia tudo será melhor para você." |
Sem ter consciência de seu papel no início do filme, Donnie é escolhido como o Receptor Vivo para orientar o Artefato para fora do Universo Tangente e assim restaurar a Ordem natural do tempo. Como Receptor, Donnie além de ter visões com Frank (o morto manipulado), é manipulado por outros indivíduos ao seu redor que não tem consciência de seu papel na Ordem, mas acabam por guiá-lo para o objetivo final. Como o professor que lhe dá o livro A Filosofia da Viagem no Tempo possibilitando a Donnie encontrar mais explicações sobre o que estava acontecendo com ele, ao mesmo tempo que mostrava para o garoto seu papel como Receptor Vivo.
Quando escolhido como Receptor Vivo, Donnie também recebe certos "poderes" que o ajudem a conduzir o artefato para o Universo Primário. São eles: o controle do fogo e da água, o aumento da força e a telecinese.
- O glitch do Universo.
"Eu acredito que algumas pessoas apenas nascem com a tragédia em seu sangue." |
- Nada é por acaso.
"Você é estranho." "Desculpe." "Não, isso foi um elogio." |
Praticamente tudo no Universo de Donnie Darko possui um propósito. Por inundar a escola, Donnie encontra Gretchen que no final o impulsiona a matar Frank, por ter matado a garota; O incêndio na casa de Jim causa a descoberta de suas ações ilícitas, o que faz com que Kitty não possa viajar com o grupo de dança da irmã de Donnie, obrigando a mãe a viajar com elas e dando oportunidade para Donnie e Elizabeth darem a festa ( sem a permissão dos pais e com seus amigos, Donnie pôde sair livremente), além de causar o acidente com a turbina do avião; Quando Donnie escreve para Vovó Morte para relatar sobre seu livro ele encerra o ciclo de espera da senhora que, sem saber quando aconteceria, esperava todos os dias por sua carta a fim de contribuir para o encerramento do ciclo originado pelo Universo Tangente.
Tais ações são chamadas de Armadilhas de Segurança, outra forma de contribuição dos vivos e mortos que manipulam Donnie para que ele guie o Artefato para fora do Universo Tangente, assim evitando tudo o que aconteceu naquele Universo e salvando suas vidas.
- Por fim... O Início.
"Destruição é uma forma de criação." |
Depois de perder sua namorada e assim matar Frank (criando o morto manipulado), Donnie foge para o local onde o vimos no início do filme, observando o Universo Tangente entrar em colapso sobre si a partir do ponto em que o Artefato o danificou: a casa de Donnie. Agora, tendo maior conhecimento de seu papel, ele manipula a turbina de avião original levando-a para o Universo Primário por meio de um vórtex de água, o que causa o colapso seguro do outro universo criado e volta os 28 dias passados a partir do momento em que o Universo Primário foi "pausado", quando a turbina cai no quarto de Donnie.
Acompanhado de uma música perfeita, o momento seguinte demonstra alguns personagens como se tivessem acordado de um sonho, deixando a implicação que algumas das lembranças ou sensações do Universo Tangente não desapareceram completamente. Como Frank tocando seu olho, Jim chorando por suas ações ou Gretchen acenando para a mãe de Donnie mesmo sem conhecê-la.
- As questões não respondidas.
E claro, a existência de um Ser Supremo (já admitida pelo diretor) que controla e escolhe todos os elementos manipulados em tal experiência a fim de manter a Ordem presente no Universo.
- Considerações finais.
"A vida não é tão simples. Você não pode englobar tudo nessas duas categorias e então negar todo o resto" |
Então prepare a pipoca, abra bem sua mente e dê o play para este novo mundo em que apenas uma exploração não será o suficiente.
Eu tenho que tomar vergonha na cara e terminar de assistir esse filme! Falam super bem dele... E adoro filmes nesse estilo hahahahahah Gostei do post. <3
ResponderExcluirwww.gabistaniak.blogspot.com
Ahahaha, olha confesso que ele também ficou na minha lista do "Para ver" por um bom tempo, mas prometo que quando você conseguir assistir até o final vai gostar dessa confusão toda ;3
ExcluirObg pelo comentário! Fico feliz que gostou :D