quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Cinema & Afins #12: MAIS GUERRA CIVIL! Análise e Teorias!



Sim, vamos falar de mais Guerra Civil hoje. O trailer tão aguardado finalmente saiu e agora é a hora das análises e especulações. Pois então escolha seu lado e vamos nessa!


Que o filme não vai seguir a HQ, é mais que evidente. Para qualquer um que tenha bom senso, sabe que isso seria inviável. O primeiro a se compreender é que são mídias diferentes, e que cada uma tem seu próprio universo estabelecido, ou seja, não faria sentido nenhum acontecer às mesmas coisas que na história original.
Outro ponto importante, e que eu vi muita gente falando, é o fator de que deveria ter mais heróis ou era melhor esperar ter mais heróis. Nesse caso, é necessário entender, e estarei me repetindo aqui, que é outra mídia, não têm como. Se por um acaso, a Marvel decidisse juntar todos os heróis, incluindo as séries e mais ainda os que ainda terão filmes, você acha que realmente daria certo? Esse tanto de gente em tela, mais os personagens como agentes e vilões, quanto tempo cada um ficaria em cena? Mesmo que o filme fosse dividido em duas partes.
Se você procurar o significado de guerra, achará algo como o conflito entre nações ou grupos seja da mesma nacionalidade e etnia ou não, com o fim de impor supremacia ou salvaguardar interesses materiais ou ideológicos. Ou seja, não importa se é meia dúzia de heróis de cada lado, é uma guerra sim, ainda mais que são seres superpoderosos e podem destruir cidades em suas brigas.

 

O Tão Esperado Trailer




Pois bem, agora nos focando no que foi mostrado. É evidente, desde fim do de Capitão América 2: O Soldado Invernal, que Steve Rogers estava à procura de Bucky, como podemos perceber em um pequeno diálogo em Vingadores 2. Então, logo que o trailer começa percebemos que ele finalmente encontrou o amigo e que o mesmo recuperou a memória, porém como nem tudo são flores e sem isso não teria filme, Bucky está sendo procurado, e aparentemente por algo que não fez, algo relacionado com um atentado em alguma espécie de ONU. Eu acredito que Bucky não tenha nada cometido o crime, mas como ele parece estar sendo caçado por pessoas que preferem atirar primeiro e perguntar depois, seu amigo Capitão América, irá ajuda-lo a fugir, nisso enfrentando militares em solo estrangeiro e levando a eventos desconhecidos, mas que acabarão de maneira ruim.
Tendo em vista isso, podemos deduzir que uma lei será criada, o Tratado de Sokovia (nome da cidade fictícia de Vingadores 2 que Ultron tentou usar como meteoro), que possivelmente funcionará como uma maneira do governo controlar os superpoderosos, os Vingadores. E agora temos que ver o motivo de Steve Rogers não ser a favor a isso, seja no filme ou nos quadrinhos. O Capitão América representa o sonho americano de liberdade e de justiça e não necessariamente o país, mas sim o ideal. Ter o governo lhe controlando é contra a liberdade, ainda mais se heróis com identidades secretas precisam revelar isso contra sua vontade. E outra, existem heróis que não seriam a favor e o Capitão se recusa a se aliar ao governo para caçar seus amigos. Então, no filme fará muito sentido Steve Rogers se recusar a aderir ao tratado quando ele se vê diante do controle governamental, ao mesmo tempo que seu mais antigo e querido amigo é caçado (ele provavelmente teria que ajudar nisso) por algo que não fez.  
Depois disso, começamos a ver os lados se formando. A principio Falcão apoia Capitão depois de ele ter sido atacado por um helicóptero. Também temos vislumbres de Homem de Ferro junto com o Máquina de Combate (mas nada de outros apoiadores). Vemos Pantera Negra, embora não pareça estar associado a ninguém e vemos o time do capitão, que conta com Bucky, Gavião Arqueiro, Feiticeira Escarlate e Falcão e quem sabe Homem Formiga (ele pode estar ali, vai saber). Temos mais e mais vislumbres do filme, mas de maneiras confusas, até o momento em que temos o curto, mas celebre dialogo:
“Ele é meu amigo”
“Eu também era”
E nesta mesma cena vemos o Steve com o rosto machucado, para então pularmos até o final do trailer, onde Bucky e Capitão América dão uma surra no Homem de Ferro, com direito a passe sincronizado de escudo. O que alguns podem achar covardia, mas na própria HQ, Tony Stark usa gravações dos movimentos do Capitão América para levar vantagem na luta, além de ataques sônicos, quase o matando. Para então no último confronto Rogers precisar se precaver e tornar as coisas mais justas. Não sabemos o que estava acontecendo antes, e Bucky pode surgir depois para ajudar o amigo.
"O que nós fazemos?"
"Lutamos"
Concluindo, os motivos são claros e ao mesmo tempo não são, muito coisa está oculta (Homem Aranha manda lembranças) e pode não ser o que parece. Minhas teorias podem estar certas, ou ser a maior maluquice que está na internet. E sim, eu escolhi meu lado e é Capitão América.
Comente suas teorias e compartilhe. Até a próxima!

2 comentários: