Um Jedi em meio ao deserto e no melhor estilo faroeste.
Que Star Wars tem uma vasta mitologia ninguém pode negar e muito menos que não tenha uma vasta história. E neste vasto universo vivem centenas de personagens, que além dos protagonistas, possuem suas próprias aventuras e dramas pessoais, por isso que é possível ter tantas histórias periféricas alheias às tramas principais. Por isso que hoje irei falar de um livro que mostra exatamente isso. Kenobi conta a história de Obi Wan Kenobi logo depois de ele deixar Luke Skywalker para ser criado por uma família em Tatooine
Para quem não sabe, Tatooine, o planeta onde Luke cresceu, é basicamente, um planeta deserto. Não no sentido em que não há vida, mas cheio de areia e muito quente, tão quente que existem dois sóis. E embora tenha até bastante vida civilizada, é um lugar difícil de viver, tanto pelo clima como por perigos naturais, como o Povo da Areia que vive em guerra com os humanos e outras raças aliadas.
O livro conta os eventos que seguiram logo após o jedi entregar a criança, porém além disso, o autor introduz diversos outros personagens, bem profundos, com seus dramas, passados, personalidade e sonhos, e por um momento, mas apenas por um momento, você imagina que poderia ter um livro inteiro apenas com esses personagens vivendo em Tatooine, sem Obi Wan. Isso pelo fato de tudo que eles passam, as lutas de cada dia e tudo mais. Porém, logo é necessário que outras coisas venham a acontecer e para isso sempre podemos contar com Obi Wan, que adotou o nome falso de Ben.
É engraçado ver que sempre que acontece algo de ruim ou uma confusão o jedi está perto, não que ele provoque algo (embora ele ache que sim). Entretanto você lê sobre um personagem limitado, afinal ele não pode usar a Força em público, muito menos puxar e ativar seu sabre de luz, afinal ele é um foragido do Império e precisa preservar sua identidade, ao mesmo tempo em que deve permanecer vivo e livre para ficar perto de Luke e o proteger até a vida adulta.
Porém mesmo com tudo isso, Obi Wan se mete em muitos problemas e agregado a tudo isso muitos outros personagens sempre tendo de pensar em uma maneira de resolver situação sem usar seus poderes explicitamente.
Em certo ponto da trama (ou talvez logo no inicio) o leitor percebe que ninguém naquele planeta oferece realmente perigo para o jedi, não com sua experiência, seu sabre de luz e a Força, mas o autor consegue mesclar a tensão muito bem e fazer você gostar de outros personagens também e se preocupar com eles, além do fato de induzir o leitor à se pegar pensando o que tal pessoa irá fazer e ficar com raiva de personagens covardes e sem escrúpulos.
Até metade do livro temos apenas um plot, mas logo somos introduzidos a mais um, o que é uma reviravolta sensacional. Tudo isso em meio aos fantasmas do passado de Obi Wan, com direito a elementos clássicos de Star Wars, algum romance e personagens bem construídos.
O livro é da Editora Aleph, com 528 páginas, vem com um marcador de página no formato de um sabre de luz e pode ser adquirido clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário