terça-feira, 18 de agosto de 2015

Explorando Novos Mundos #3 : Amor de fã

Não é simplesmente gostar ou curtir algo, é amá-lo de tal modo que só uma palavra pode denominar esse amor: fã.



Vivemos muitas vezes através de um mundo de fantasias, jogando, lendo, assistindo... Tantos universos diferentes nos quais podemos participar e admirar. Gostamos de alguns apenas por presenciar tais fatos, outros acabamos entrando na história de tal maneira que os personagens se transformam em pessoas reais. Suas histórias, conquistas e infortúnios se tornam nossos. 
Muitas vezes esse apego acaba nos prejudicando de certa forma, quando a história daquele nosso personagem querido, acaba. É como um coração partido, ele passa muitas vezes anos de nossas vidas conosco e subitamente se vai, sem saber o quanto sofremos e torcemos por ele, sem nem imaginar que milhares de pessoas compartilham sua história e usam-na como um ensinamento de vida. 
 Porém, fã que é fã nunca deixa essas memórias preciosas se esvaírem. Revivendo-as como pode, hoje lhes trago três formas que alguns fãs encontraram para demonstrar seu amor: 

Fanfics e fanarts:
Talvez um dos meios mais conhecidos principalmente através da Internet. Como os nomes já deixam a entender, são histórias e artes (desenhos, montagens, pinturas...) feitas por fãs. As fanfics em especial são famosas por acabarem realizando o desejo dos fãs de ver determinado casal junto ou até a continuação da história do protagonista mesmo após o fim do material original. Já pensou em ver uma fanfic onde o Tony Stark tivesse uma irmã que acabasse apaixonada pelo Hulk? Ou talvez aquele vilão temido mostre ser o "herói" da história através de um ponto de vista diferente... Não há limites para o que as fanfictions (ao pé da letra "ficções de fã") podem criar! 
Assim como as fanarts! Para essas, o talento não serve apenas para retratar cenas famosas de sua história favorita, mas criar tirinhas engraçadas, crossovers entre personagens e até retratar possíveis futuros para as histórias que ainda estão sendo publicadas. Se interessou por essas criações? O site NyahFanfiction e o Social Spirit contém uma grande biblioteca de fanfics que você pode conferir (ou até publicar mais uma!) e o site DeviantArt ( se você curte HP ou PJ, tem que conferir a Viria) contém uma seção especial apenas para fanarts 

Músicas:
Apesar da música ser uma arte, as músicas criadas por fãs não são englobadas no meio das fanarts que se especificam em artes visuais. Assim, é preciso ser esperto para achar aquelas músicas que te ajudarão a lembrar de seus personagens favoritos (podendo até virar o toque de seu celular!), porém nada que alguns amigos mais antenados e conhecedores de tais músicos não possam te ajudar. 

Também vale a pena dar uma olhada nas músicas inspiradas em RPG Maker (The The Witch's HouseMad Father e Ib, justificando sua popularidade) e no vídeo Harry Potter in 99 seconds! Um pequeno resumo da saga até o lançamento de Enigma do Príncipe. 


Cosplay:
Talvez nem precise falar muito sobre essa arte. Quando o fã deixa de ser apenas um espectador da vida de seu ídolo para ter a chance de se tornar ele, não há limite para o que um cosplayer pode criar. Desde a reforma de uma simples roupa velha até a criação de armaduras gigantescas com luzes e réplicas das armas. Tornar-se um cosplayer pode não ser fácil, principalmente para os tímidos e aqueles que não possuem habilidade com costura, mas sempre também existe a oportunidade de encomendar as roupas e armas com costureiras/cosplayers e cosmakers! 



Independente da forma com que se expressa, ser fã de algo garante experiências únicas para a pessoa. Conhecer pessoas novas através do gosto em comum, visitar lugares diferentes e eventos (como o Anime Sampa que o Checkpoint visitou), comemorar um dia que só os fãs conhecem (pegou a referência da primeira foto?), enfim criar um mundo novo de possibilidades para o futuro. Mesmo sem saber desenhar, costurar ou cantar, o que importa aqui não é a forma como se expressa e sim o amor que une o fã ao seu objeto de adoração (personagem, ator, seriados, livros, filmes, quadrinhos...), criando um laço único em sua vida que poderá criar momentos de felicidade e alegria por sua vida. 
Então, de que maneira você irá explorar esse novo mundo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário