sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Continues & Games Overs #8: O Mundo Underground dos Games


Olá leitores, hoje vou falar sobre um  ponto da indústria de jogos que tem crescido muito ao longo dos anos, os jogos indie, afinal, que atire a primeira pedra quem nunca jogou algo como Minecraft. De alguns anos para cá, várias desenvolvedoras de jogos saíram do anonimato, trazendo para o público diversos tipos, muitos deles totalmente diferente daquilo que estamos habituados, e essa são as armas dos jogos indie, trazendo temas totalmente diferentes daquilo que estamos acostumados. Vamos ver um pouco mais sobre eles.

Não existe uma definição exata do que constitui um jogo independente (ou jogo indie, como é conhecido popularmente), mas boa parte deles compartilha de alguns aspectos em comum, costumam ser desenvolvidos por uma pessoa, ou por uma equipe pequena, e muitos deles são ainda desconhecidos do grande público, pois são distribuídos muitas vezes em versão digital e apenas para computador, além de não terem nenhum ou quase nenhum financiamento. Mas graças ao fato de não ser atrelado a uma grande empresa, não existe limitação criativa do que pode ser criado, quem já conhece esses jogos, sabe bem que como jogos indie muitas vezes trazem propostas totalmente loucas, coisas que raramente vemos em jogos AAA. Outro ponto característico nesses jogos são seus gráficos, por terem uma limitação financeira, sua parte gráfica muitas vezes é retrô, sendo muito comum serem pixelados (o que traz um charme muito especial para o jogo), mas em compensação, sua jogabilidade são muito boas, as vezes até melhores que os "grandes jogos".

Essa indústria começou a tomar força em 2010, desde então ela sô têm crescido em interesse e popularidade e isso se deve ao aumento da distribuição desses jogos por plataformas onlines como a Steam (devoradora do dinheiro dos gamers), Xbox Live e a Playstation Network. Se formos comparar, a indústria dos games com a indústria do cinema, a indústria de jogos indie pode ser comparada a indústria de filmes independentes, muitos são produzidos ao longo do ano, mas poucos fazem fama e conseguem chegar lado a lado dos grandes jogos, isso se deve muito a parte de marketing, por não terem financiamento, a propaganda acaba sendo totalmente feita por redes sociais. Também existe algumas feiras de jogos indie ao longo do ano, que também ajuda nessa divulgação. Para quem tem curiosidade, a Steam tem um filme chamado Indie Game: The Movie que mostra a jornada de muitos desenvolvedores para trazer seus jogos ao público, todo o processo de criação e os sacrifícios feitos ao longo da estrada.

Para aqueles que estão interessados em se aventurar nesse maravilhoso mundo, a Steam e o melhor lugar para se encontrar esse tipo de jogo, com diversos títulos, desde os conhecidos, até os recém-lançados, dos mais conhecidos aos mais desconhecidos, aqui vão algumas dicas de jogos que acho ótimos:

Shovel Knight: não é possível falar de jogos indie sem mencioná-lo, um dos indie mais famosos criado, como de praxe, ele foi feito em 8-bits e possui gráficos 2D, aqueles que já jogaram Duck Tales vão se familiarizar com o jogo, lógico que com algumas mudanças, porque temos muito mais material além da história principal, como fases e chefes secretos, upgrades que podem ser feitos no personagem e em sua pá (sim, essa  a arma dele). O jogo foi criado pelo estúdio independente Yacht Club Games, que após conseguir sucesso em sua campanha no Kickstarter, o game foi lançado originalmente apenas para o Windows, Nintendo 3DS e o Wii em junho de 2014, em setembro do mesmo ano foi criado um port para o Linux e o OS X e no ano de 2015 chegou aos consoles Playstation 3, Playstation 4, PS Vita e o Xbox One, o jogo foi um sucesso de crítica e conquistou vários prêmios.



Five Nights At Freddys: se você está cansado dos jogos de terror que temos, se sente falta de tomar muitos sustos em frente à tela do computador, esse é o jogo que você precisa, lançado ano passado pelo desenvolvedor Scott Cawthon, você encarna um segurança da Freddy Fazbear's Pizzaria, que a noite é bem agitada, graças aos robôs animatrônicos que ficam correndo pelo prédio. Seu objetivo é sobreviver a cinco noites com esses robôs assassinos. Ele está disponível para computador e para smatphones IOS e Android.



Chroma Squad: e quem acha que só tem coisa boa lá fora, o Brasil também tem um ótimo representante pelo mundo, o Chroma Squad é um RPG tático criado pela Behold Studios, lançado originalmente para Windows, MAC OS X e Linux, pelas plataformas Steam e GOG. O jogo trouxe a alegria para muitos fãs de tokusatsu, pois você controla cinco personagens que participam numa série como os Power Rangers, com direito a lacaios que caem com um ataque, monstros gigantes derrubando cidades e robôs gigantes para derrubar esses monstros, um jogo obrigatório para fãs do gênero.



Bom gente, é isso, se você esta cansado das mesmice que alguns jogos vem apresentando ao longo dos anos, os jogos indie são uma boa maneira de fazer uma mudança de ares, conhecendo jogos novos e tendo novas experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário