quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Etc & Tal #5: O Herói

O que faz de alguém um herói? O que o separa da escória da vilania?



É bastante interessante ver a quantidade de personagem que existem. Mas, todos esses personagens, são basicamente, divididos em três tipos: Herói, Vilão e Anti Herói. Muitos deles estão separados por linhas tênues de um tipo e outro e mesmo que muitos possam dizer que bem e mal, certo e errado são apenas pontos de vista diferentes, o que faz o arquétipo de herói?


Partindo do principio, não é certo afirmar que alguém que salva crianças de um prédio em chamas seja um herói. Sim, é certo afirmar, mas e quando você é um alienígena que se torna invulnerável quando está exposto aos raios do sol amarelo? Tecnicamente, o individuo fez porque quis e porque podia, não necessariamente por um ato de altruísmo. Não estou dizendo que é o caso do exemplo acima, apenas que pode ser isso.

O Homem Aranha quando decide sustentar um túnel do metrô sozinho, usando sua super força e corpo como viga, ele está sendo um herói. Afinal, ele tem poderes, mas não é imortal e pode morrer fazendo isso. Assim como o Flash, quando corre em torno de uma determinado portal dimensional que suga tudo em volta, a fim de fecha - lo, mesmo sabendo que pode ser tragado pela força da aceleração e desaparecer para sempre.

Acho que ficou bem claro até aqui esse ponto tão importante em um herói. Ele deve está disposto a se sacrificar em pró daqueles que jurou defender.

O ponto seguinte é seguir um código de honra pessoal, que na maioria das vezes é igual a todos os mocinhos. Eles não matam, não jogam sujo, como fazer chantagem e maquinações, em sua grande grande maioria. Tentam preservar seu lado humano quando tem poderes e muitas vezes hesitam perante um inimigo ou uma decisão difícil, onde têm que escolher, com a vida de muitos em jogo.

É claro que nem todos são iguais e muitas vezes esses códigos de conduta auto impostos colocam os heróis em situações complicadas e em quase na maioria das vezes são suas fraquezas. Se o vilão possui um refém, é nesta hora que se abaixa a arma e se para de lutar.

Marvel e DC, possuem suas cotas de heróis e eles são muitos. Ambas possuem seus escoteiros azuis, Capitão América e Superman, este último o rei em se conter e o primeiro pode variar suas ações conforme o roteirista. Batman, que digamos, é um herói mais agressivo e está mais perto de cruzar a linha do que qualquer outro ou também o Homem Aranha, um garoto poderoso, porém de bom coração e brincalhão.

Enfim, não há uma fórmula exata para se criar ou ser um herói. Embora envolva sacrifício e vontade de ajudar o próximo, algum código de conduta que o diferencie dos fracos de caráter (por assim dizer). E conforme o tempo, se torne um simbolo. Algo que dê esperança para as pessoas, que faria qualquer um ficar horas embaixo de chuva para vê - lo de relance, porque, isso sim é um herói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário