quinta-feira, 25 de junho de 2015

Cinema e Afins #4: Babadook! Dook! Dook!

Tem um monstro no armário...



Filmes de terror é algo que fascina muita gente, ou faz muitas outras não verem. Talvez a magia esteja em sentir medo, mas não está vivendo ele de fato.

Filmes de terror bons existem aos montes, assim como os desprezíveis. Hoje em dia não basta apenas colocar alguns espíritos e/ou demônios, afinal as pessoas já viram muita coisa, já absorveram muito, portanto é necessário criar algo que misture uma boa trama, com suspense, algum monstro, personagens humanos e vulneráveis e as vezes terror psicológico.

O filme Babadook, nos apresenta a dois personagens centrais: uma mãe e seu filho. O marido está morto há algum tempo e logo de inicio vemos que se trata de uma mulher solitária e cansada de tudo e todos, talvez até do garoto. O menino por sua vez, apresenta um certo distúrbio emocional e uma grande necessidade de atenção, o que leva a ser irritante e você não simpatizar com ele logo de cara.

Essa história por si só é envolvente e interessante, porém o longa tem algo a mais. Certa noite, o garoto escolhe um livro para sua mãe ler, que se chama Mr. Babadook. Ninguém sabe de onde veio o tal livro, mas logo a mulher percebe que é um livro medonho, com citações a morte e a uma criatura medonha.

Nesta primeira parte temos uma mistura de terror clássico com um terror psicológico. Existe uma linha tênue entre se aquilo realmente está acontecendo ou é loucura, para depois nos revelarem a "verdade".

No segundo trecho do filme é mostrado algo até então meio batido nos filmes de terror, de uma maneira nova e finalmente você passa a simpatizar com o garoto, afinal ele se mostra uma criança genial e que faz o que precisa ser feito, ao contrário da maioria das crianças em filmes, que geralmente precisavam ser salva por estarem com medo. E além de tudo, em todo momento você vê que ele está com medo, mas mesmo assim, vai lá e faz.

O filme conta com efeitos especiais medianos, embora não prejudique nada, afinal são pouquíssimas as cenas que é preciso do uso deles.

The Babadook, é um filme de terror envolvente, que causa medo até certo ponto, tem reviravoltas e traz algo diferenciado do mais do mesmo que estamos acostumados a ver. O final é misterioso e pode agradar alguns e outros não.


Se interessou? Veja o trailer aqui e se você gosta de filmes de terror é uma boa pedida se quiser algo novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário