quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Cinema & Afins #143 | Black Mirror: Bandersnatch



FELIZ ANO NOVO PESSOAL!!!! E para começarmos o ano com o pé direito, vamos falar sobre uma das últimas e mais interessantes surpresas de 2018, há alguns dias já estavam especulando que a Netflix lançaria um filme interativo do universo da serie Black Mirror, se confirmando um dia antes do lançamento, e então recebemos Black Mirror: Bandersnatch, um filme interativo com múltiplos finais, que vão depender de acordo com nossas ações ao longo dele, mas vamos deixar de enrolação e falar sobre o filme (ou jogo).


O filme fez um tremendo sucesso no lançamento, todo mundo fritando a cabeça procurando todos os finais que ele possui, e embora ele possa ser uma novidade para o grande publico, já existem muitos jogos assim, jogos repletos de escolhas que definem a história que vamos vendo como os jogos da  finada Telltale, a série Life is Strange e jogos exclusivos da Playstation como Heavy Rain e Beyond: Two Souls, esse ultimo tendo até mesmo a atriz Ellen Page como protagonista. Na história de Bandersnatch acompanhamos a história de Stephan, um jovem programador que esta querendo criar um jogo de um de seus livros favoritos, Bandersnatch, um livro-jogo, mas ao longo do desenvolvimento dele, Stephan começa a ter a paranoia de que alguém o esta vigiando, agravando mais seu estado mental, levando-nos para os 5 possíveis finais que o filme possui.

Bandersnatch possui uma história muito legal de se assistir, com referências aos episódios de Black Mirror, como o simbolo do assassino do episódio White Bear, ou o cartaz que vemos na desenvolvedora Tuckersoft, com o cachorro-robô do episódio Metalhead. Ao longo do desenvolvimento do jogo, vamos conhecendo a historia de Stephan, porque ele é tão retraído, a convivência turbulenta com seu pai, que vai apenas se agravando ao longo do filme, e no decorrer da história nós vemos como também somos responsáveis por essa deterioração mental do protagonista. Um ponto interessante do filme é que uma vez que alcancemos um dos finais, temos duas opções, ver os créditos do filme ou voltarmos até um ponto importante da trama e escolhermos a outra opção, vendo assim a outra linha que a historia segue.

Black Mirror sempre nos mostrou como as tecnologias do futuro podem ser cruéis, mas aqui temos uma história que se passa no passado, mas ainda assim mostrando como a tecnologia pode ser assustadora, Bandersnatch foi um ótimo pontapé inicial para esse estilo de filme, tirando esse estilo dos jogos e agora trazendo para os serviços de streaming, caso você nunca tenha assistido, vá assistir agora e se desafie a ver todos os finais que ele possui, é uma ótima experiencia, explodindo cabeças com os caminhos apresentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário