Adaptações de obras literárias para o mundo dos jogos não é algo muito comum de se ver, com exceção da serie The Witcher, não vemos essas mídias juntas normalmente. Mas de uns tempos para cá começaram a surgir jogos focados no universo lovecraftiano, alguns pegando apenas inspiração, como o ja citado aqui Darkest Dungeon (que recebeu uma DLC inspirada no conto A Cor que Caiu do Céu esse ano), jogos que realmente se passam no universo de Lovecraft, como Call of Cthulhu: The Dark Corners of the Earth. E hoje vou falar de um que se passa no universo dos livros, preparem suas mentes para conhecer Stygian: Reign of the Old Ones.
O trailer deixa bem claro que não teremos vida fácil em Stygian
No jogo, a batalha pela Terra já esta perdida, no chamado Black Day, e a cidade de Arkhan, lar da famosa Universidade Miskatonic, presente em vários contos de Lovecraft, acabou sendo retirada da Terra, e levada para uma realidade alienígena. E é numa estalagem que começamos a nossa aventura. O jogo, sendo um RPG, permite que você crie seu próprio personagem, dando arquétipos que remetem aos personagens dos contos, como investigadores, devotos do oculto, aristocratas entre outros, e dentro de cada um deles com mais algumas divisões, permitindo que você tenha personagem do mesmo arquétipo, mas com bônus e penalidades diferentes. Outro ponto interessante é o Belief System, que representa como seu personagem age, sendo uma pessoa mais Humanitária, Niilista, Esotérica e etc. Você até pode definir a idade do seu personagem, mas isso vem com um preço, personagens muito jovens recebem menos experiencia, embora tenham atributos físicos melhores, e personagens mais velhos recebem mais experiencia, mas tem o meio-termo, sem bônus ou penalidades. Com tudo isso você constrói seu personagem para se aventurar na misteriosa e enlouquecida Arkhan.
Na parte social do jogo, temos muitas conversas com os NPCs, e a suas escolhas na Belief System, mais outras coisas que seu personagem saiba, lembrando muito o modo de conversas da serie Fallout, em que dependendo das suas habilidades, você consegue novas linhas de dialogo com os NPCs. A parte de combate é em turnos, usando o sistema de APs para fazer as ações, parecidos com Divinity, a parte das magias em especial me chamou a atenção, pois cada uma delas tem um efeito negativo que seu personagem sofre caso falhe no teste que ela pede, fazendo com que muitas vezes você tenha que pensar duas vezes antes de lança-las. A arte do jogo está muito boa, com personagens desenhados a mão, o clima escuro dele mostra que aquela terra é um outro lugar. A parte sonora está maravilhosa, a música está realmente macabra, os sons de gritos e lamurias dos cidadãos.
Para quem ficou curioso, a demo do jogo já está disponível na Steam, embora você possa criar um personagem feminino, ela te da uma boa noção de como está o jogo, para aqueles que são fãs de RPGs com muita história e muito dialogo ou que gostam da ambientação de terror de Lovecraft, Stygian é um titulo promissor. Infelizmente teremos que esperar até 2019 para termos acesso a versão completa do jogo, mas pelo menos com a demo podemos ter um gostinho do que está por vir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário