segunda-feira, 9 de abril de 2018

Cinema & Afins #109 | Um Lugar Silencioso


Nos últimos tempos, temos vistos mais filmes de terror/suspense muito mais voltados para o sobrenatural, como na famosa franquia do Invocação do Mal, mas esse gênero vai muito além disso, embora não vejamos mais tantos filmes que saiam dessa temática. Esse cenário tem mudado aos poucos, com alguns lançamentos da Netflix e agora com o novíssimo Um Lugar Silencioso, que traz um incrível suspense num ambiente que nos nunca pensamos ver em um filme.


Assim como os trailers já nos mostram, o barulho nesse filme é um problema, pois atrai criaturas ferozes, logo de inicio já vemos que esses seres causaram um grande estrago a humanidade, vemos também como eles tiveram que se adaptar rápido a essa nova condição, tendo que criar maneiras de levar a sua vida fazendo o mínimo de som possível. A história se foca apenas na família, mas prestando atenção é possível ir levantando informações que nos ajudam a entender o que aconteceu desde a chegada desses seres. Vemos também que existem outras famílias morando ali nos arredores, embora não as vejamos no filme, mas assim sabemos que existem mais pessoas que conseguiram escapar do ataque das criaturas e que aprenderam a sobreviver na presença delas.

Como boa parte do filme acaba sendo muito silencioso, os atores tiveram que aprender linguagens de sinais, pois além da situação que estão vivendo, sua filha Regan Abbot (Milicent Simonds) é deficiente auditiva, o que eu acredito que tenha facilitado para eles se adaptarem a essa nova realidade, e um fato interessante é de que a atriz Milicent é realmente deficiente auditiva. Se por uma parte o filme é bem silencioso, os momentos com som, desde os tranquilos até o mais tensos ganham um peso muito grande, pois sempre que o som se faz presente, muitas das vezes é uma situação de perigo, mas também vemos momentos de conversas tranquilas, o que consegue nos tirar um pouco do suspense que permeia boa parte da trama.

 
Além do suspense, o filme tem uma carga dramática fortíssima, pois temos uma grande tragédia logo de inicio e isso marca de uma maneira muito forte a todos ali. E conforme vamos avançado vemos isso.

Falando nas criaturas agora, o design delas muito bonito, são bem assustadoras e é mostrado como funciona esse mecanismo sonoro dela e como ela se guia pelo som, além de possuírem uma pele extremamente resistente, como vemos em um dos vários recortes de jornal que aparece no filme, que dizia que elas eram indestrutíveis. 

Um Lugar Silencioso é um ótimo filme se você esta afim de fugir da mesmice, traz uma situação que já vimos em outras mídias, mas com algumas diferenças que fazem com que ele se torne único, ele consegue te deixar tenso em vários momentos, muitas vezes na ponta da cadeira, mas se equilibra com o drama que vemos na família, as dores e culpas que cada um carrega, se você tinha dúvidas se vale a pena ir ao cinema, pode ir sem medo, esse é filme que merece ser visto na grande tela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário