quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Arena Crossover #22 | Soldado Invernal VS Capuz Vermelho



Estamos de volta com mais uma Arena Crossover e depois de algum tempo sem nenhum post do tipo, temos finalmente o confronto dos sidekicks que voltaram da morte (ou quase isso...) rebeldes e bem diferentes, mas com certeza muito mais badass. No post de hoje, vamos analisar como seria um confronto direto entre o Soldado Invernal e o Capuz Vermelho, antes conhecidos como Bucky e Robin, respectivamente. 


Bucky Barnes perdeu os pais muito cedo e acabou sendo criado por um amigo da família, Major Samson. Entrou no exército muito cedo, sendo reconhecido como um promissor lutador nato, entretanto se mostrou um grande causador de problemas, um verdadeiro desordeiro. Depois disso foi enviado para participar de um treinamento especial na Special Air Service durante dois meses na Inglaterra, quando retornou treinou mais um mês nos EUA. Bucky então se viu trabalhando ao lado de Steve Rogers, Capitão América, ainda menor de idade. As grandes patentes acharam que isto estimulariam aos jovens se alistarem para defenderem seu país.



A dupla era uma arma poderosa contra os Nazistas e os vilões da época, como Caveira Vermelha, Barão Zemo entre outros. Participaram inclusive de uma equipe denominada Os Invasores, ao lado de Namor e Tocha Humana (Jim Hammond). Após a derrota de Hitler, Capitão América e Bucky são capturados e torturados no Canal da Mancha pelo Barão Zemo, até que conseguem escapar numa bomba-foguete-teleguiada, que explode lançando ambos no mar. Capitão América fora arremessado nas águas gélidas, acreditando que seu parceiro havia morrido, porém não poderia estar mais enganado. Encontrado pelos russos Bucky sofreu lavagem cerebral e recebeu um braço biônico no lugar do que perdeu durante a queda. Sendo mantido em animação suspensa, evitando que criasse uma personalidade e envelhecesse, acabou tornando-se o Soldado Invernal, um assassino temível e uma atirador ímpar, sendo despertado de tempos em tempos para realizar missões. 

A habilidade mais chamativa do Soldado Invernal em uma primeira análise é sem dúvidas seu braço robótico, implantado no lugar daquele que perdeu após o foguete onde estava explodir. O membro lhe confere alguns níveis em força sobre humana. O braço ainda reage mais rápido que qualquer grande atleta, permite emitir um sinal que embaralha sensores, permitindo que passe por detectores de metal sem ser detectado (podendo ainda levar armas de fogo e facas junto), pode disparar rajadas de energia elétrica, além de poder ser controlado por Barnes mesmo a distância.  O Soldado Invernal ainda conta com um traje camuflado resistente a impactos e armas com reconhecimento, explodindo se outra pessoa tentar usá-las, destruindo suas mãos. 

Bucky é um habilidoso e bem treinado lutador, além de ser um combatente nato, foi treinado pelo Coronel Rex Applegate, Willian Essart Fairbairn e pelo próprio Capitão América em diversos tipos de artes marciais, ainda durante a Segunda Guerra Mundial, isto sem contar seu treinamento com os comunistas quando se tornou o Soldado Invernal. Sua mestria em combate corporal é tamanha que já derrubou em combate um contra um figuras como Ossos Cruzados, Homem de Ferro, Wolverine, Viúva Negra e até um esquadrão inteiro da Shield. 

Ainda conta com uma ótima mira e habilidade com armas de fogo e arremesso de facas. Corpo no ápice da capacidade humana, o Soldado Invernal ainda é capaz de falar inglês, alemão, russo, japonês e um pouco de francês. Acrobata nível olímpico, é um batedor e espião de alto nível, contribuindo para o status de um dos mais perigosos assassinos vivos. 


Antes conhecido como o segundo Robin, o famoso sidekick do Batman, Jason Todd morreu nas mãos do Coringa. Com uma personalidade diferente de seu antecessor, Dick Grayson, o segundo Robin foi encontrado pelo Batman pela primeira quando tentava roubar as rodas do Batmóvel. De temperamento mais esquentado, impulsivo e quase homicida, Jason não obedecia ordens e queria a razão quase sempre para si mesmo. Quando descobre a verdade sobre sua mãe acaba caindo em uma armadilha  orquestrada pelo Coringa, que o surra com um pé de cabra e o deixa para morrer junto da mãe com uma boma prestes a explodir. Batman não consegue chegar a tempo e Jason acaba morrendo em seus braços.



Anos mais tarde, Jason é trazido de volta a vida por uma alteração da realidade causado pelo Superboy Primordial e passa cerca de um ano em coma e vagando com amnésia até ser encontrado por Talia Al Ghul, mergulhado-o no Poço de Lázaro, Jason recupera a memória e vigor físico. Aconselhado por Talia, Jason prepara a vingança por sua morte e também para enfrentar o Batman, refazendo os passos que o mesmo fez durante seu treinamento ao redor do mundo.  

Treinado inicial pelo Batman em seu período como Robin, Jason é conhecedor de uma grande variedade de artes marciais, tendo se tornando ainda mais perigoso após sua ressurreição (conseguindo enfrentar até mesmo seu mentor e o Asa Noturna). Aliado a isto, Capuz Vermelho, como veio a se chamar, possui o corpo no auge do condicionamento físico, seus reflexos, vigor e resistência em níveis surpreendentes. Dentre seus apetrechos, estão inclusos duas máscaras, uma que vai por baixo e o capacete vermelho de vigilante. Usa jeans, joelheiras, jaqueta de motociclista e proteção leve contra balas e armas brancas. Conta também com arsenal de pistolas, fuzis e facas, além de apresentar habilidade usando espadas.

É bem difícil escolher um favorito aqui. Ambos possuem habilidades e históricos similares. Um tiroteio é, sem sombras de dúvidas, quase que certo. Ambos usuários de armas de fogo e excelentes atiradores, o Soldado Invernal talvez se mostre mais experiente nesta área, uma vez que use armas de fogo desde de sempre e tenha efetuado grande parte de seus assassinatos atirando de longas distâncias.

Quando e se a luta partir para um confronto corporal, talvez de maneira geral as coisas se tornem equilibradas. O braço robótico do Soldado Invernal pode lhe conferir uma ligeira vantagem, mas nada que o Capuz Vermelho não consiga contornar e que nunca tenha lidado antes. Apesar de possuir um nível de combate elevado e um bônus de força de seu braço especial, o treinamento de Jason Todd pareceu um tanto mais focado, apesar de que Barnes possuir um número de vitórias consideráveis em seu currículo, o colocando talvez, como um oponente capaz em demasia.

E você, o que acha que aconteceria num confronto desses? Qual sairia vencedor? Deixe sua opinião nos comentários!


Nenhum comentário:

Postar um comentário