Não há quem não conheça Jim Carrey, seja por seus filmes de comédia ou drama, ele é um ator muito conhecido, muitos de seus longas são lembrados até hoje, muito pelo seu jeito de atuar, que é sua principal marca. E no documentário Jim & Andy, lançado pela Netflix esse ano, nós acompanhamos de perto um caso muito especial dele, nos vemos os bastidores do filme, filmagens que estavam há mais de 20 anos guardadas pelo ator, e ao longo do documentário, conforme acompanhamos como foi a filmagem de O Mundo de Andy, acabamos conhecendo melhor o próprio Jim Carrey.
Mas muito de vocês talvez estejam se perguntando, quem seria Andy? Andy Kaufman foi um famoso comediante americano nos anos 70 e 80, considerado por muito um gênio pela sua maneira nada convencional de se apresentar, e Jim Carrey havia ganho o papel para interpretar Andy, o que foi para ele uma honra, Kaufman havia sido uma grande fonte de inspiração para ele até mesmo fazendo um de seus famosos números quando começou sua carreira no stand-up, então ele decidiu não ser Andy apenas durante as gravações, ele se tornou Andy, o que gerou inúmeras situações, tanto engraçadas quanto tensas no set, como os desentendimentos com o lutador de luta-livre Jerry "The King" Lawler, com quem Andy havia lutado na vida real, Carrey o irritou tanto que acabou indo parar no hospital após uma briga no set. Vemos também outros atores falando sobre isso ao longo do documentário, como Danny DeVito e Paul Giamatti, todos ali estavam surpreendidos com a atitude de Jim. Além do papel de Andy, Jim também fez Tony Clifton, um cantor criado por Andy, que chegou até mesmo ser convidado para a Mansão da Playboy, como vemos no documentário. A mudança de personalidade era impressionante, Clifton era mal-educado com todo mundo, enquanto Andy era muito mais tranquilo, realmente pareciam ser duas pessoas totalmente distintas que dividiam o mesmo corpo.
Ao mesmo tempo que acompanhamos a gravação do filme, aprendemos também sobre a vida do próprio Jim Carrey, entre trechos das gravações vemos ele falando sobre sua vida, carreira, suas inspirações para a comédia, como seu pai e Kaufman sendo às principais influências, e como ele via todo aquele período da gravação do Mundo de Andy, que segundo ele, não tinha controle nenhum do que fazia, que era Andy ali, fazendo seu próprio filme. Ele teve que reaprender a ser ele mesmo após o término das filmagens do Mundo de Andy. Mas seu esforço não foi em vão, o papel lhe rendeu um Globo de Ouro de Melhor Ator, e mais alguns outros prêmios. As gravações dos bastidores foram feitas por Bob Zmuda, comediante e amigo de Andy Kaufman e Lynne Margulies, namorada de Kaufman.
Jim & Andy nos faz pensar até onde podemos ir por aquilo que desejamos, o quanto podemos nos entregar pelo que amamos e o mais importante, o quanto isso pode afetar quem nos rodeia e nos mesmos, isto é uma pergunta que temos que nos fazer todos os dias, será que estou dando tudo de mim pelo que quero realmente?
Nenhum comentário:
Postar um comentário