Quando Invocação do Mal foi lançado e seu sucesso se mostrou imediato, com um estilo de terror e horror que deu uma ressuscitada no gênero, que estava fraco nos últimos tempos, não tardou para que surgisse sequências e também spin-off. Este foi o caso de Annabelle, que apesar de ter tido um primeiro filme fraco, conseguiu vir com força renovada em sua sua sequência.
Intitulado Annabelle 2 - A Criação do Mal, o filme aposta em voltar mais no tempo, para mostrar na íntegra a origem da boneca maligna. Um casal após perderem a filha num trágico acidente, acabam abrindo sua casa para que um grupo de garotas órfãos possam viver, junto de uma freira responsável, uma vez que elas não possuem mais para onde ir.
Gosto de ver que neste universo compartilhado que a Warner está criando como a escolha dos atores é bem feita. Num primeiro momento é fácil perceber que quase sempre há crianças e que elas invocam um carisma muito apelativo, mas que também é levado em conta suas atuações, que não deixam nada a desejar. Sabendo disso é fácil se apegar e sofrer com elas, ou praguejar quando elas insistem em entrar no quarto sombrio.
Como contraponto a proposta do filme não é apresentar garotinhas adoráveis e sim causar medo, e desta vez a missão é cumprida com sucesso. O medo referido aqui é aquele mais visual, seja por uma figura demoníaca ou pelo ambiente, além é claro, aquele medo que causa espanto, até mesmo quando o espectador já espera por isso, acaba levando um susto, podendo dar uma salto na poltrona. Mesmo que peque em alguns quesitos, tornando alguma partes, digamos, estranhas, parece que finalmente foi encontrado equilíbrio do que se deve ser mostrado, não sendo revelado nem muito e nem pouco, além de conseguir ser bastante criativo nos elementos ali inseridos para gerar ojeriza, medo e desespero. E embora sempre tenha elementos que sejam apresentados antes e que ficam óbvios que serão usados depois numa situação ruim, o filme consegue tornar interessante do mesmo jeito.
Por último, mas não menos importante, é interessante como esta sendo criado uma conexão entre todos estes filmes, seja os já lançados ou aqueles que ainda irão sair ou se isto foi intencional ou não a verdade é que esta junção possui uma consistência funcional, além de ser um ponto que nos leva a outro quesito, que é a ligação que podemos ver entre este novo Annabelle com o primeiro, logo se você possui uma boa memória fará a conexão rapidamente e percebera que este detalhe no fim de tudo é uma adição muito boa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário