quarta-feira, 6 de abril de 2016

Etc & Tal #19 | Por que escolher um lado?



Guerra Civil está chegando e como parte do marketing do filme a Marvel e os próprios atores incentivam as pessoas a escolherem um lado, tornando tudo mais interessante e aumentando o hype para o filme. Mas até onde isso deve ir e até onde é interessante?

Seja no filme que irá sair ou seja na HQ que já saiu, existem dois lados: Capitão América contra o registro e Homem de Ferro a favor. Algumas pessoas podem lhe criticar por escolher um lado (acreditem, já fizeram isso comigo) e dizerem "é só um filme". Sim, é realmente um filme e/ou uma  HQ, mas a questão é que eles ambos os formatos colocam em evidência uma questão bem interessante e que pode até se aplicar na vida de certa forma. Até onde super-humanos podem agir sem supervisão? Ou até pessoas comuns em uma realidade mais próxima? E não acaba por aí. Até onde essa lei pode alcançar e o quão ela viola a liberdade de cada um?

Está vendo? A premissa  vai além de apenas dois grupos de heróis caindo na porrada, são ideologias diferentes em conflito. A história tem mais a mostrar. É mais interessante escolher um lado pelo simples fato de que você acredita nos valores pelo qual aquele grupo luta e isso não se resume apenas a cinema ou quadrinhos, isso se resume a tudo. Você irá apoiar o feminismo porque gosta de determinada pessoa que está lá? Ou irá apoiar determinado partido político pois acha o líder deles bonito? Sim, você pode, mas esse tipo de coisa precisa de mais. Apoie o feminismo porque você acredita nos valores que elas pregam. Apoie determinado partido porque acredite pelo que eles lutam para fazer.

As coisas ficam mais interessantes quando você se aprofunda nelas e uma história onde os heróis brigam entre si, fica ainda mais interessante quando há esse conflito de ideologias, fazendo com que a pancadaria se enriqueça entre o drama e discussão política.

Por isso que Guerra Civil merece ser discutida e não há nada de errado em escolher um lado. Isso gera assunto, ideias para discutir com outras pessoas. Porém, é preciso cuidado aqui, pois ao mesmo tempo que abre espaço para discussões bem interessantes, não pode haver desrespeito da opinião alheia e coisas do gênero levando tudo para o lado pessoal e podendo gerar brigas. Mantenha tudo na discussão amigável.

Ainda não temos como saber a história certa do filme, embora acredite que a premissa seja a mesma, mas se seguir o principio básico, colocando o conflito de ideias e valores, além de lutas empolgantes e bem coreografadas, tem tudo para ser um excelente filme.

Agora escolha seu lado e siga o blog! Até a próxima!

2 comentários:

  1. Eu acho divertido esse negócio de ser uma história em quadrinho, abordando algo que esta bem fora da nossa realidade, mas ela nos coloca pra pensar e muito! Ainda estou lutando comigo mesma pra conseguir ler até a última hq da saga, mas esta difícil, bom, pelo menos o livro eu consegui ler inteiro, apesar de ter algumas diferenças aqui e ali e mostrar bem menos que nas hqs, o livro já conta hahaha
    Eu digo que sou Team Cap, mas enquanto eu lia o livro várias vezes eu me vi confrontada se estava apoiando a coisa certa, porque você vê dois grupos inicialmente lutando por algo que acredita, mas conforme os encontros entre ambos vão ficando mais violentos, a briga entre eles acaba virando muito mais pessoal e de orgulho, do que realmente pra defender o que acreditam, acaba virando um duelo Capitão e Tony e esperar pra ver quem vai sair mais quebrado no final.
    Acho que o que eu mais gosto nessa história é toda essa questão pessoal que acaba envolvida dentro da história. E é legal ver que não existe um lado certo, ambos os lados tem seus pontos positivos e os negativos também, você se alia àquele que está de acordo com o que você acredita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriela!

      Assim como dizem, bem e mal são pontos de vista diferentes e aqui também temos isso.

      Acho que no final, praticamente todo mundo queria simplesmente detonar o outro lado, para aquilo acabar de vez, mas bom... O final é só pra quem leu.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir