quinta-feira, 21 de abril de 2016

Cinema & Afins #32 | Por que o Capitão América Está Certo?



Falta 1 semana para a estréia de Capitão América: Guerra Civil e como marketing a Marvel e os próprios atores incentivam os espectadores a escolherem um lado (já falamos disso aqui), mas é claro que é o Capitão América que está certo, não é? Entenda o porquê. 



Primeiramente vamos entender que só irei analisar os fatos cinematográficos aqui (embora meu lado seja o mesmo nas HQ's).

Retornando no tempo (em todo os sentido) conhecemos Steve Rogers, um rapaz franzino e de saúde frágil, mas que nem por isso medroso. Mesmo com suas limitações, o jovem não temia lutar pelo o que acreditava e tentava incessantemente ir para a guerra defender seu país, porém era sempre rejeitado por sua condição. Até que surge a oportunidade de participar do Projeto Renascimento, onde visavam criar supersoldados.

Steve se destacou entre os outros, todos maiores e mais fortes, ele por sua astúcia, coragem e senso de justiça e assim foi escolhido para o primeiro teste, se tornando um supersoldado, alguém com força, velocidade e agilidade elevados até os mais altos patamares humanos, assim como uma enorme capacidade de aprendizado. Armado com seus escudo de Vibranium com a bandeira dos EUA ele se tornou o Capitão América.

Infelizmente o doutor responsável pelo soro que lhe deu poderes morreu por causa de uma sabotagem, o tornando o único supersoldado existente e logo depois o fazendo seguir em uma cruzada contra a divisão de ciência Nazista, a Hydra. 

Em seu primeiro filme o Capitão América lutou contra nazistas e sacrificou sua vida para impedir que um avião destruísse uma região dos EUA, assim "morrendo" como um lenda. Depois de muitos anos foi encontrado  congelado e trazido de volta pela SHIELD, onde entrou para os Vingadores. Foi nessa parte que conheceu Tony Stark, vulgo Homem de Ferro, onde logo de inicio teve desentediamentos quando o mesmo pulou para enfrentar Thor sem ter conhecimento nenhum do inimigo (onde  levou uma surra) ou quando começou com suas piadas para com o Capitão sem motivos aparentes.

Logo depois da batalha de Nova York, onde Steve lutou em solo comandando os outros Vingadores e o Homem d Ferro salvou a cidade de míssil mortal (eu chego lá), a equipe se dividiu e o Capitão América foi trabalhar em missões secretas para a SHIELD.

Dois anos depois ainda em missões, Capitão América esbarra em uma conspiração gigantesca onde a Hydra está infiltrada na SHIELD e no governo. No meio disso tudo ele reencontra o amigo que pensou ter morrido durante a 2ª Guerra Mundial, porém agora do lado inimigo. Em companhia de companheiros Steve acaba com a ameaça e derruba as duas organizações.

Time Capitão América e Time Homem de Ferro




Depois de tudo os Vingadores se reúnem novamente em missões acabando com outras bases da Hydra. No começo do segundo filme da equipe vemos eles invadindo a última (?) base inimiga e recuperando o cetro de Loki. Em posse do artefato Stark pede para analisar melhor o artefato, porém decide mexer com poderes além de sua compreensão e acaba criando uma Inteligência Artificial insana que quase causou a destruição da humanidade ao lançar a cidade de Sokóvia contra o planeta Terra.

Durante toda a batalha de Sokóvia, o Capitão América recusou-se a sair do local sem retirar todos os civis e não podemos deixar de dizer tudo isso foi culpa do Homem de Ferro. 

Agora voltando um pouco aos "grandes feitos" do Homem de Ferro, não podemos esquecer que em seu primeiro filme sua tecnologia foi roubada, mas até pode acontecer. No segundo filme ele deu uma festa de armadura (bêbado!), colocando a vida de várias pessoas em perigo, mesmo desesperado por estar doente isso não é motivo para tamanha irresponsabilidade, sem contar que um pouco antes ele debochou do governo dizendo que ninguém teria tecnologia igual a dele no minimo em 10 anos (embora um russo maluco tinha). Por fim, em seu terceiro filme ele deu seu endereço em rede nacional para um terrorista! E não venha me dizer  que ele abriu mão de sua armadura para salvar a Pepper na hora do ataque,  afinal era o minimo a se fazer, uma vez que ele convidou o inimigo para sua casa.

Agora o Homem de Ferro quer trabalhar para o governo, o mesmo que lançou um míssil em Manhattan (o que ele desviou mais dito acima) não confiando que os Vingadores acabariam com o problema. O mesmo que tinha agentes da Hydra infiltrado e se não fosse pelo Capitão América e sua equipe teriam matado milhões com seus porta-aviões.

O Capitão América sabe que não pode confiar no governo, não tem como ter certeza. Ele luta por justiça e a liberdade de poder ser dono de seu próprio destino. Para quem tiver uma identidade secreta não tenha que revelar para ninguém que não queira. Para proteger os entes queridos de quem precisa, afinal, imagina como ficaria o anonimato da família do Gavião Arqueiro se ele se registrar.

Por isso eu sou Team Cap, nas HQ's ou no cinema.

Espero que gostem do post e não pensem que somos imparciais, amanhã sairá um post do The Traveler mostrando o lado do Homem de Ferro.

Até a próxima e siga o blog! Ou não siga, seja livre para tomar suas decisões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário