quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Zona Literária #12: A Lenda de Ruff Ghanor - Do Garoto Cabra ao Herdeiro do Leão



O principio do RPG é se divertir com seus amigos e muitas vezes pouco importa se uma ou outra regra não foi cumprida à risca, porque, como eu mesmo escrevi algumas palavras atrás, é a diversão que importa. Sim, criar uma história com seus companheiros, uma aventura épica aonde todos participam, riem e fazem feitos extraordinários, e foi isso que o Nerdcast de RPG, As Crônicas de Ghanor fez, porém ele fez ainda mais, além do grupo que jogava, ele divertiu milhares de nerds por aí com heróis improváveis diante de adversários terríveis. Mas quando você pensa que não há mais por vir, Leonel Caldela joga mais na sua cara, enriquece a mitologia, cria mais conteúdo e com uma habilidade quase sobrenatural de contar histórias, faz você devorar mais e mais esta lenda.


Para quem não conhece, o site Jovem Nerd, há algum tempo atrás publicou em forma de um podcast, O Nerdcast, uma saga de aventuras de RPG, jogada por seus participantes. E esta era uma história contínua, que durou três capítulos e que apesar de muita coisa ter sido inventada no improviso, querendo ou não foi criada uma mini mitologia, uma história para aquele reino onde os heróis se aventuravam, e eis que surge entre uma armadilha aqui e outra ali, a menção do herói que em outro tempo salvou aquelas terras, Ruff Ghanor.

O autor convidado para escrever sobre  herói foi ninguém menos que Leonel Caldela, famoso pela trilogia tormenta e seus trabalhos com RPG, além de outros livros igualmente fantásticos. 

Caldela inicia retrocedendo no tempo e Ruff nos é apresentado em o Garoto Cabra, o primeiro livro da saga, ainda criança, mas sua origem já é cercada de mistérios. Ele passa a ser treinado no mosteiro de São Arnaldo, em milagres e no combate, segundo os ensinamentos do clérigos que ali residem, sob a tutela de um prior severo. Mas a vida simples de Ruff não parece real, as esperanças de uma vida normal parecem uma mentira uma vez que ele vive em uma terra governada por temível dragão vermelho Zamir, e pior, dizem que ele é o único capaz de derrotar a fera.

Não é necessário ter ouvido os Nerdcasts para poder entender a história, porém é delicioso ver as referências, os personagens e os lugares que você sente que já conhece.

Concluindo A Lenda de Ruff Ghanor: O Garoto Cabra é um livro contido, seja até o onde os personagens viajam ou que fazem, porém sem deixar de ser épico e sem ter falta de nada que uma fantasia deve ter. Mas era como se Leonel Caldela estivesse apenas preparando o terreno com batalhas importantes e revelações bombásticas...

Ghanor!


Esse é Ruff Ghanor, e sim, ele é um clérigo porradeiro
O livro seguinte, O Herdeiro do Leão, começa quase que imediatamente onde o primeiro termina e somos apresentados a um Ruff diante de algo terrivelmente extraordinário posto diante dele. Se o primeiro livro continha referências aos Nerdcasts, este possui muito mais, mostrando locais famosos, assim como personagens e ancestrais de outras figuras.

Os perigos são levados a outra potências e desta vez o autor expande para todos os lados e sentidos. Novos personagens são apresentados, e você logo os amará ou odiará, assim como muitas novas locações e é curioso como irá voltar ao começo do livro, no mapa, para ver onde exatamente fica aquilo, e se tiver ouvido os Nerdcasts, melhor ainda, pois irá ficar refazendo o caminho dos personagens.

Agora nos focando mais na história, haverá momentos onde você simplesmente terá que ler mais de uma vez, e não por estar mal escrito, muito pelo contrário, você simplesmente não acreditará que aquilo aconteceu, dará um pulo e lerá de novo.

Por fim, Ruff Ghanor Volume 2 nos mostra um herói diante de um destino perigoso e inimigos traiçoeiros e que apesar de tudo ainda é um mortal, com todas as suas falhas. Então prepare-se para magia, aço e parede de escudos!



Ouça As Crônicas de Ghanor:


Compre os Livros:



Todas as imagens/personagens apresentadas no post são meramente ilustrativos e pertencem totalmente aos seus respectivos donos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário