sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Cinema & Afins #14: Grandes Arcos Nos Cinemas


Olá leitores, uma coisa que é certa: filme de super-heróis estão na moda, ano que vem temos grandes títulos á caminho, como Batman vs Superman: Á Origem da Justiça e Capitão Amèrica: Guerra Civil, trazendo para as telonas duas grandes sagas de ambas as empresas, mas essa não é a primeira nem a última vez que vemos filmes de super-heróis com histórias vindas direto das HQs, vamos relembrar alguns dos arcos mais marcantes que foram trazidos para o cinema, e ver quais veremos daqui há alguns anos.


O Começo de Tudo


Embora a formação do filme seja diferente, o motivo que uniu os Vingadores foi praticamente o mesmo das HQs, uma tramoia de Loki juntou os heróis em um objetivo em comum, lògico que com algumas diferenças, como o ataque de Nova York, que não faz parte da historia original, outra diferença é a presença do Gavião Arqueiro e da Viúva Negra, que no filme estão no lugar do Homem-Formiga e da Vespa, e a presença do Capitão América liderando a equipe, já que ele foi encontrado na geleira algumas edições depois, e a o combate com os Chitauri, porém mesmo com tudo isso, o filme conseguiu ser um grande sucesso, foi algo que todos estavam esperando desde a cena pós-créditos do Homem de Ferro, quando Nick Fury revela a Iniciativa Vingadores.

A Saga do Morcego


A trilogia Batman feita por Nolan já se tornou a favorita dos fãs, afinal ele mudou totalmente à forma como vemos os heróis, mostrando que é possível filmes de heróis serem realistas e sérios, o primeiro foi uma mistura de duas sagas, Batman Ano Um, uma saga que mostra os primeiros dias de Bruce Wayne sob o manto do morcego, e alguns elementos da saga Batman: Um Longo Dia das Bruxas, mas com algumas adaptações, tendo como vilão principal o vilão Ra's Al Ghul. Apòs ele veio o aclamado Batman: O Cavaleiro das Trevas, com a impecável atuação de Heath Ledger no papel de Coringa, se tornando um dos papéis mais icônicos do ator, mesmo após a sua morte. O Coringa deste filme foi fortemente inspirado na aparição do personagem em A Piada Mortal, nos trazendo um versão dele mais louco do que imaginávamos, querendo ver apenas "o circo pegando fogo" com as suas ações. E para fechar, temos Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, nos trazendo um dos maiores nêmesis do Homem-Morcego: Bane. O homem que conseguiu quebrar o morcego, não apenas fisicamente, mas mentalmente também, levando o herói aos limites de sua mente. O filme teve uma forte influência da história graças a saga A Queda do Morcego, e Terra de Ninguém, que mostram Gotham sendo atingida por um grande terremoto.

Os Mutantes no Cinema


Os X-Men já tiveram diversas histórias histórias sendo levadas para as telas de cinema, dentre os principais, vale citar X-Men 2, baseada na graphic novel Deus Ama, o Homem Mata, umas das melhores historias da equipe, em que além dos Purificadores como vilões, temos a faceta do preconceito contra os mutantes sendo mostrada com todas as forças, com alguns diferenças, principalmente nos vilões, que no lugar da Ordem dos Purificadores, temos o exercito liderado por Stryke. Uma serie de mudanças foram feitas para adaptar o filme, mas mesmo assim não tira o mérito da ótima historia que ele apresenta. Outro até mesmo mais recente foi o Dias de um Futuro Esquecido, que mostra um futuro terrível para os mutantes, onde eles são um povo a beira da extinção, não muito diferente das HQs, com a diferença que no filme temos Wolverine sendo enviado de volta para o passado, enquanto na historia original, Kitty Pride foi enviada para o passado, outra diferença que o filme mostra  é que o futuro realmente foi alterado, com os eventos do terceiro filme da franquia sendo apagados (para o alivio de todos), enquanto na HQ isso não ficou claro, deixando um final aberto para o leitor pensar no que poderia acontecer.

E ján que estamos falando dos X-Men, não podemos deixar de falar de um de seus integrantes mais icônicos, que construiu muita fama ao longos dos anos e lógico que estou falando de Wolverine, o primeiro filme teve sua abertura baseada na saga Origens, mostrando como Logan descobriu seus poderes, ainda na infância, mas foi apenas isso que ele trouxe de mais importante da história original. Já o segundo filme, baseada na ótima história Eu, Wolverine, traz as aventuras de Logan em sua viagem pelo Japão, tudo pela mulher de sua vida, Mariko, no filme eles não se conheciam até Logan ir para o Japão, enquanto na HQ ambos já se conheciam e tinham algo.

Essas foram algumas das adaptações que já vimos no cinema, mas ainda temos muito mais à caminho, confesso que a que mais estou ansioso para ver é a Guerra do Infinito, afinal finalmente nela teremos Thanos em ação, possivelmente com todas as Jóias do Infinito em suas mãos, e há uma possível união entre os Vingadores e os Guardiões para combater o vilão. E vocês, que sagas gostariam de ver sendo adaptadas para as telonas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário