Não é de hoje que temos filmes baseados em jogos, alguns deles sendo algumas das sagas mais importantes do cinema, como por exemplo O Senhor dos Anéis, Harry Potter, a História sem Fim entre muitas outras. E existem aqueles filmes que vem dos livros que muitas vezes nós nunca acabamos sabendo, a não ser que investigamos a fundo, como por exemplo Laranja Mecânica do Stanley Kubrick ou Blade Runner de Ridley Scott e nessa lista temos o famosíssimo O Poderoso Chefão, clássico dirigido por Coppola, mas que antes disso, foi lançado como livro pelo autor italiano Mario Puzo, vamos conhecer mais desse clássico da máfia, que levou a criação de um dos maiores clássicos do cinema.
O livro foi lançado em em 1969, um romance de ficção sobre uma família de mafiosos de origem siciliana que migra para os Estados Unidos. Ao contrário do filme, que já conhecemos Don Corleone no auge do poder, com sua família já constituída, no livro nós vemos desde a sua chegada, todas as dificuldades que ele teve até alcançar o posto de Don, coisa que só vemos a partir do segundo filme. omertà, consigliere, termos típicos usados pelo Cosa Nostra. O filme foi uma ótima adaptação, cortando apenas os flashbacks que mostravam o passado de Don Vito, sendo mostrados no segundo filme. Esse livro foi muito importante pois trouxe a realidade da máfia italiana, e mostrando termos novos para os leitores como eu.
E além desse, Mario Puzo escreveu muito mais sobre a máfia italiana, começando pelo Poderoso Chefão, com mais alguns títulos focados na máfia, dentre eles podemos destacar O Siciliano (1984), The Last Don (1996) e Omertà (2000). Infelizmente acabamos perdendo esse grande autor em 2 de julho de 1999, vítima de uma parada cardíaca, aos 78 anos.
O Poderoso Chefão é uma obra do cinema que todos deveria ver (sério, deveria ser exibido nas escolas), e o livro não é diferente, todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida, vendo além de toda a história da máfia, temos o crescimento de um homem, que chegou a uma terra nova sem nada e vemos como ele pôde crescer e se tornar um homem de poder e influência em sua comunidade, um livro que merece ser lido, você tendo visto o filme ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário