sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Explorando Novos Mundos #6: O Universo Cosplay


Olá leitores, me digam, quantas vezes não nos vemos no metrô ou no trem e nos deparamos com um grupo de jovens (ou até mesmo adultos) fantasiados como personagens de animes ou desenhos animados hein? Me lembro de quando via quando era pequeno essas pessoas e ficava muito curioso, afinal, para onde eles iam dessa forma, e por que eles se vestiam dessa forma? Após alguns anos, quando conheci os eventos de anime foi que entendi quem eram aquelas pessoas, e agora vou trazer para vocês um pouco desse divertido, colorido (e as vezes bem trabalhoso) universo.


Brincando de se vestir


O termo cosplay é a abreviação de duas palavras, que são costume play, que numa tradução literal significa "brincar de se fantasiar", onde a pessoa se veste como algum personagem, seja para apenas se divertir ou para competir entre outros. Os primeiros cosplays de anime/mangá que se tem notícia vem dos Estados Unidos dos anos 70, só chegando no Japão nos anos 80, por meio de Nobuyuki Takahashi, que ficou impressionado com os cosplays que ele viu nos EUA na Worldcon. Após isso ele começou a incentivar mais isso no Japão, com o tempo tornou-se comum em Comics Market, que acontece em Odaiba. Esse era um evento que acontecia regularmente, lá se viam muitas pessoas vestidas de personagens de mangás, animes, jogos e comics. Com o passar do tempo isso foi apenas crescendo, e nos anos 90 com o boom do mangá e da cultura oriental pelo mundo afora, o cosplay se espalhou, e desde então vem crescendo a cada ano, com diversos campeonatos que ocorrem ao redor do mundo, tendo direito á até mundial.

Mas o hobby não se aplica apenas aos fãs de anime ou mangá, sendo muito comum também ver fãs
de Star Wars ou Star Trek fazendo cosplay de seus personagens favoritos, ou apenas usando os trajes comuns dos filmes, após os anos 2000 também foi muito comum esse hábito entre os fãs de Harry Potter, indo desde eventos ou até mesmo na estréia dos filmes caracterizado nas roupas dos bruxos da saga, mas ainda assim anime e mangá são os mais vistos normalmente.

Para aqueles que querem ver cosplays, basta ir em qualquer evento de anime e mangá que com certeza la terá um, mas agora os grandes eventos de ano além de ter muita gente, ainda existe os campeonatos, onde além da roupa, o participante deve também pode fazer uma apresentação, que não precisa ser necessariamente ter ligação com o personagem, mas que mesmo assim deve ser muito criativa. Eventos como Anime Dreams, Anime Friends e Ressaca Friends, que são os maiores do ano em São Paulo, costumam ter competições que valem classificações para o campeonato mundial, o Yamato Cosplay International.

Desde cavaleiros com grandes armaduras, ninjas loiros ou assassinos de capuz branco, é possível ver cosplay de qualquer personagem, até mesmo aqueles considerados impossível, como seres que não possuem dorso humano, como os cosplay de Nami ou Cassiopeia, personagens do MOBA League of Legends que possuem cauda de sereia e serpente respectivamente.

Bom gente é isso, para quem quiser conferir alguns cosplays, pode ver clicando aqui, no evento que contou com a equipe do Checkpoint 42, mas não se limitem a isso, visitem eventos e conheçam esse novo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário